Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Descubra qual animação foi responsável pelo primeiro Oscar da Disney

Ao longo de sua história, a Disney já conquistou mais de 100 estatuetas no Oscar. Descubra qual foi o primeiro!

Walt Disney e Shirley Temple com o Oscar Honorário de "Branca de Neve" - Bettmann/Getty Images
Walt Disney e Shirley Temple com o Oscar Honorário de "Branca de Neve" - Bettmann/Getty Images

Ao longo de seus 100 anos de história, a Disney já conquistou 150 estatuetas do Oscar, a principal premiação do cinema internacional. Entre eles, Walt Disney recebeu pessoalmente 26 deles, conforme repercutido pelo site oficial da The Walt Disney Family Museum, sendo o maior vencedor da premiação, reconhecido pelo feito até mesmo no Guinness World Records, o livro dos recordes.

Mas, apesar da Casa do Mickey possuir um número impressionante da tão sonhada estatueta, você já se perguntou qual foi a produção responsável por dar ao estúdio seu primeiro Oscar? A RECREIO te conta!

O primeiro Oscar

Muitas pessoas devem imaginar que “Branca de Neve e os Sete Anões”, o primeiro longa-metragem da Disney, foi o responsável por seu primeiro Oscar — mas eles não poderiam estar mais errados.

A primeira estatueta do estúdio veio em 1932, cinco anos antes do lançamento da história de Branca de Neve, na quinta edição da premiação. Na ocasião, Walt recebeu duas indicações na categoria “Melhor Curta de Desenho Animado”, que fazia sua estreia na cerimônia, com os curtas “Mickey’s Orphans” e “Flowers and Trees”.

Concorrendo contra “It’s Got Me Again”, de Leon Schlesinger, “Flowers and Trees” acabou saindo como o grande vencedor da noite, por ser o primeiro filme animado a ser produzido na tecnologia Technicolor, marcando a primeira vitória da The Walt Disney Company no Oscar.

Além de levar a estatueta para casa, Disney também desempenhou outro papel importante na noite. Isso porque, para marcar a estreia da categoria de “Melhor Curta de Desenho Animado”, a Academia pediu para Walt criar um curta especial para a cerimônia, que foi intitulado como “Parade of the Award Nominees”.

O curta, produzido pelo próprio Walt Disney ao lado de sua equipe, apresentava caricaturas dos indicados da noite de todas as categorias em um desfile, onde são conduzidos por Mickey Mouse. A produção também foi a responsável por marcar a primeira vez em que o ratinho mais famoso do mundo foi animado inteiramente em cores.

Prêmio especial

Mas a grande noite de Walt Disney não parou por aí! Além de levar a estatueta por “Flowers and Trees”, o cineasta também foi homenageado pela Academia com um Prêmio Especial, também conhecido com Oscar Honorário, concedidos à grandes conquistas do cinema que não se encaixavam nas categorias estabelecidas.

Na ocasião, Disney recebeu a homenagem pela criação de Mickey Mouse, reconhecido como um dos personagens de animação mais importantes já criados na história.