Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Descubra o terceiro significado que o nome ARMY ganhou pelo BTS

Além de Exército e Adorable Representative M.C for Youth, o fandom do BTS, conhecido como ARMY, carrega mais um sentido no nome concedido pelo grupo

Membros do BTS - Steven Ferdman/Getty Images
Membros do BTS - Steven Ferdman/Getty Images

Antes do BTS realizar o seu debut oficial, em 13 de junho de 2013, com o lançamento do mini-álbum "2 Cool 4 Skool", e a title song (música de trabalho) "No More Dream", o grupo divulgou o nome daqueles que se tornariam os responsáveis por apoiá-los com mensagens de carinho nas redes sociais, com a compra de ingressos para os shows e eventos e com a promoção de seus lançamentos, seja colecionando álbuns e photocards, dando incontáveis plays nos álbuns e faixas ou os escolhendo em votações para premiações: o ARMY.

Chamar a comunidade de fãs que os acompanha há mais de uma década de ARMY foi uma decisão que levou certo tempo, já que os membros da formação, RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, revelaram que havia outras sugestões de nomes para o fandom, sendo uma delas, Bell, palavra em inglês que significa sino, pois, a pronúncia da palavra em coreano se torna parecida com a do nome do grupo, Bangtan Sonyeondan (BTS).

Quando você diz BTS em coreano, você diz ‘Bangtan’. E quando você fala ‘sino’, soa como ‘bang lã’. Começa com a mesma sílaba, ‘bang’, então, quando pensamos no nome do fandom, alguém trouxe esta ideia, tipo, ‘E a coisa do sino?’ Todo mundo toca seus sinos e [nós] ficamos tipo ‘Faça barulho!’ e os sinos são como ‘ring-a-ling-a-ling’. Mas ARMY é muito melhor”, disse RM em entrevista ao ‘The Tonight Show Starring Jimmy Fallon’.

Dessa forma, ao escolher ARMY, em 9 de junho de 2013, foi necessário também revelar o significado dessa palavra, que, na verdade, surgiu como um acrônimo para “Adorable Representative M.C for Youth” [“Adoráveis Representantes M.C (mestre de cerimônias) para a Juventude”], frase que conecta os fãs com a ideia central das faixas do grupo, que é representar a juventude.

Mais que isso, ARMY também carrega um segundo sentido, já que, em inglês, a palavra significa exército. Dessa forma, os fãs do grupo podem ser definidos como o exército dos “Escoteiros à Prova de Balas”, frase a qual dá significado literal do nome coreano do BTS, Bangtan Sonyeondan.

Ainda assim, o que alguns podem não saber, é que nos últimos anos, ARMY, ganhou um terceiro significado, e foi concedido pelo líder do grupo, RM, após um momento emocionante vivido pelo grupo.

O terceiro significado que o nome ARMY ganhou pelo BTS 

Isso aconteceu após a turnê ‘Map Of The Soul’ de 2020 ser interrompida em razão de COVID-19, doença que se espalhou por todo o globo e foi caracterizada como pandemia pela OMS em 11 de março daquele ano, colocando o mundo todo em diversas restrições, dentre elas, o adiamento ou encerramento de eventos previstos que aconteciam naquele momento.

Como resultado, o BTS só voltou aos palcos quando começaram a flexibilizar restrições impostas pela pandemia, em 2022, com os shows ‘Permission to Dance on Stage’. O retorno foi marcado por três shows no Estádio Olímpico de Seul, Coreia do Sul, realizado em  9,10 e 11 de março, mas na época, o público que conseguiu ingresso, que foram limitados, foi proibido de gritar durante o show, como repercutido pelo portal Koreaboo.

Dessa forma, as apresentações foram realizadas e a única interação que o septeto tinha com os fãs era feita por meio de clappers (conhecido também como badalos), o que levou o grupo a revelar diversas vezes o quanto sentiam falta de ouvir a torcida dos fãs e de poderem cantar as músicas com o ARMY.

Com isso, no terceiro dia de show, RM fez um discurso, e enquanto explicava que mal podia esperar para ouvir as vozes dos fãs de novo, contou que o nome do fandom ganhou um novo sentido: ARMY se tornou uma abreviação de “areumdaun miseong”, frase que pode ser traduzida para “lindas vozes”.