Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica

Curiosidades sobre o Horácio, de Turma da Mônica

Conheça um pouco mais sobre o pequeno tiranossauro rex

Sofia Luppi Publicado em 18/08/2022, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Horácio - Divulgação/ Mauricio de Sousa Produções
Horácio - Divulgação/ Mauricio de Sousa Produções

Um dos personagens mais duradouros do universo de Turma da Mônica é o Horácio, o querido filhote de tiranossauro rex. O pequeno dinossauro sempre esteve em busca de sua mãe ao longo das tirinhas em que aparece e surgiu, primeiramente, como um personagem secundário nas histórias do homem das cavernas Piteco, que eram publicadas no Diário de São Paulo, ganhando em 1963 suas próprias aventuras publicadas pela Folhinha de São Paulo.  

Em uma entrevista à Folhinha de São Paulo, em 2021, Mauricio de Sousa respondeu algumas perguntas sobre o personagem, matando um pouco nossa curiosidade sobre quem seria o Horácio. O próprio ilustrador é muito apegado ao personagem, uma vez que por muitos anos, ele criou e desenhou as histórias do dinossauro sozinho, pois não tinha coragem de passar para o resto da equipe. Ele comentou sobre se identificar com o filhote:

O Horácio é meio que meu alter ego e tem uma filosofia de vida muito próxima à minha. Falar através de um animal nos dá mais liberdade. Pode sugerir melhores comportamentos, por incrível que pareça.”

Por não conhecer a mãe, sendo esse um dos grandes mistérios das tirinhas, Maurício ressaltou que o pequeno dinossauro não sabe se tem irmão e que nunca foi levantado na trama quem seria o pai. Além disso, Horácio sempre recebe a atenção de Simone e Lucinda, duas dinossaurinhas com um interesse amoroso nele. 

Segundo o seu criador, se ele fosse humano, teria por volta de nove anos e por enquanto não há planos e nem ideias para se fazer uma série de revistinhas com o Horácio mais velho — mas nada é impossível.

Ele, que é um filhote de tiranossauro rex vegetariano, ama comer alface e o cartunista garantiu que ele não confundiu seu dedo verde com uma folha do vegetal, já que tem bons olhos. Seus outros modos de passar o tempo, além de comer e fugir da Lucinda, é conversar com todos que encontra e de observar o pôr-do-sol no topo de uma montanha.

Entre os gostos de Horácio, Mauricio comenta que a possível música favorita dele seja algo como “Bolero” de Ravel e que ele torce para o Coração Futebol Clube. O dinossaurinho gosta muito de ajudar a todos, sendo algo da natureza dele.

O criador da Turma da Mônica ainda comentou o que Horácio tem de diferente para os demais personagens do universo:

Ele tem um jeitinho de guru, sempre com algo a ensinar sobre a preservação de nosso planeta. É um dinossauro mostrando que às vezes há involução no modo como tratamos nossa casa, a Terra.”

Maurício também respondeu o porquê escolheu um dinossauro que não voa:

A ideia de um tiranossauro, sempre mostrado como voraz e carniceiro, em contraste com um que só come vegetais e é bonzinho, foi uma forma de descaracterizar o medo. Ao redor dele criei outros dinossauros, inclusive que voam, para mostrar a diversidade que representavam.”

O cartunista ainda respondeu se o personagem tem medo de meteoro, e essa foi a resposta: 

Em alguma historinha até usei isso, mas ele é muito corajoso e não se entrega ao medo. Enfrentaria qualquer meteoro com certeza. Até o que dizem que causou o desaparecimento dos dinossauros.”

A última aventura da turminha já está disponível em oito episódios no Globoplay. Em “Turma da Mônica - A Série”, acompanhamos uma grande investigação comandada por Denise (Becca Guerra) para descobrir que sabotou a festa da Carminha Frufu (Luiza Gattai). Confira o trailer.