Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Crepúsculo

Crepúsculo: Quem morre nos 5 filmes da saga?

Relembre quais personagens morreram ao longo dos filmes da saga Crepúsculo

Sofia Luppi Publicado em 28/06/2023, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do filme A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (2012) - Divulgação/Paris Filmes
Imagem promocional do filme A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (2012) - Divulgação/Paris Filmes

A saga Crepúsculo foi um dos maiores fenômenos do cinema até os dias de hoje. A franquia, que conta com 5 filmes, foi inteiramente baseada nas obras de Stephenie Meyer, onde os leitores acompanharam uma história de amor entre Bella, uma humana, e Edward, um vampiro.

Sendo repleta de vampiros e lobisomens, se analisarmos bem, existem poucas mortes durante toda a saga. Inclusive, por conta disso, a diretora de “Crepúsculo”, Catherina Hardwicke, teve que adicionar um assassinato na história que iria para as telonas, para não ficar somente o romance entre os protagonistas e cativar o público. Depois dessa primeira produção, as demais tiveram que seguir os livros mais a risca.

Mas afinal, quem morreu na saga Crepúsculo? A RECREIO trouxe quais personagens morreram em cada filme; confira!

Crepúsculo

No primeiro volume dos livros de Meyer, existe uma única morte, a do vampiro James, que foi o principal antagonista dessa parte da saga. Após travar uma brutal batalha com Edward, o personagem acaba sendo morto por Emmet e Jasper.

Já na adaptação cinematográfica, quem mata James é Emmet e Alice — mas ele não é o único a perder a vida na trama. Na versão das telonas, Sully acaba sendo assassinado por James, Laurent e Victoria, mas esse momento não aparece, e os fãs só ficam sabendo depois. Esse personagem é visto logo no começo do filme, quando ele conversa brevemente com Charlie, o pai de Bella.

O ator Cam Gigandet como o vampiro James na saga Crepúsculo
O ator Cam Gigandet como o vampiro James na saga Crepúsculo / Crédito: Reprodução/ Paris Filmes

Lua Nova

Tanto no livro, quanto o filme, “Lua Nova” é o enredo mais fraco no quesito ação. A trama conta com a morte de dois personagens: o vilão Laurent e um vampiro sem nome. O personagem vivido por Edi Gathegi foi morto pelos lobisomens no final do longa, mas a morte mais chocante foi do personagem sem nome, que foi despedaço pelos Volturi nos primeiros minutos da produção.

O ator Edi Gathegi como o Laurent na saga Crepúsculo
O ator Edi Gathegi como o Laurent na saga Crepúsculo / Crédito: Reprodução/ Paris Filmes

Eclipse

“Eclipse” é o filme mais sangrento de toda a franquia. Essa história da saga é a que tem mais mortes, sendo que a maioria delas é de personagens secundários, que fazem parte do exército de recém-criados de Victoria. Mas, além dessas perdas, a trama também conta com a morte da própria vilã, que estava desde o primeiro volume atrás de Bella, da jovem vampira Bree Tanner e da vampira Riley.

Bryce Dallas Howard como Victoria no filme 'Eclipse'
Bryce Dallas Howard como Victoria no filme 'Eclipse' / Crédito: Reprodução/ Paris Filmes

E não podemos deixar de comentar que, durante o flashback sobre o passado de Rosalie, vemos a integrante do clã Cullen matar seu pretendente e amigos, o que podemos considerar como mais uma cena sangrenta no filme.

Amanhecer – Parte 1

A primeira parte do episódio final da saga, “Amanhecer – Parte 1” não teve o mesmo nível de ação do que seu antecessor. O filme conta com duas mortes, sendo que uma delas é de Bella, mas ela acaba revivendo como uma vampira. A outra personagem que acaba perdendo a vida é Bianca, uma personagem menor.

Amanhecer – Parte 2

Quando o quesito é ação, podemos considerar que “Amanhecer – Parte 2” consegue entregar uma cena de tirar o folego. O filme final da saga Crepúsculo possui um momento em que grande parte do elenco principal, seja do lado dos protagonistas ou dos antagonistas, morrem. A batalha entre os Cullens e suas testemunhas contra os Volturi gerou grandes perdas.

Porém, esse confronto nunca existiu, sendo a grande reviravolta da história. Essa cena é somente uma visão que Alice apresenta para Aro, caso ele decidisse iniciar a briga.  A produção só conta com duas mortes de fato, que são de personagens menores.

O primeiro a morrer foi o vampiro Toshiro. Ele foi morto após ser encurralado pelos Volturi e revelar os planos dos Cullen para defender a pequena Renesmee, antes da metade do longa. Já a segunda morte acontece poucos minutos antes de Alice mostrar sua visão a Aro.

A vampira Irina, que pertencia a um clã bem próximo aos Cullens, foi a responsável por denunciar o grupo de Edward por transformarem uma criança em um ser imortal. Ela não sabia a verdade por trás da origem de Renesmee, então, antes do possível confronto, ela descobre a verdade e admite que não havia checado antes de ir contar aos Volturi, o que gerou sua morte. Ela foi despedaçada e incendida por Caius.

Maggie Grace como a vampira Irina na saga Crepúsculo
Maggie Grace como a vampira Irina na saga Crepúsculo / Crédito: Reprodução/ Paris Filmes

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!