Recreio
Entretenimento / Personagens

Conheça Thena, a personagem de Angelina Jolie em 'Os Eternos'

Saiba mais sobre a história por trás da guerreira imortal da Marvel

Redação Publicado em 20/08/2021, às 15h30 - Atualizado às 17h32

Angelina Jolie como Thena em 'Os Eternos' - Divulgação/Marvel Studios
Angelina Jolie como Thena em 'Os Eternos' - Divulgação/Marvel Studios

Na última quinta-feira, a Marvel divulgou o último trailer para “Os Eternos”, novo filme que integrará a Fase 4 do MCU, e tem estreia marcada para o dia 5 de novembro nos cinemas. Entre um dos grandes destaques da prévia está a atriz Angelina Jolie, que interpreta a personagem Thena, uma das integrantes do grupo dos Eternos.

Os 'Eternals' são, de maneira geral, alienígenas imortais com formas humanas, que vieram do planeta Olympia, geneticamente modificados pelos celestiais semelhantes a deuses. Mas, qual é a verdadeira história de Thena?

Origem

Nascida como Azura (nome em homenagem a seu pai, Zuras), na cidade de Olympia, na Grécia, Thena faz parte da segunda geração de Eternos, e possui mais de 4 mil anos — pode parecer muito, mas para o grupo de heróis ela ainda é bem jovem. Seus poderes englobam estamina, força e velocidade acima do comum, habilidades psíquicas, capacidade de voar, além de também conseguir criar ilusões e manipular a energia cósmica.

De acordo com os quadrinhos, seu nome foi alterado após, junto com seu pai, se encontrar com Zeus e Atena, grandes deuses da mitologia grega. Durante a reunião, a deusa da Grécia Antiga acabou percebendo a grande semelhança entre os quatro ali presentes, e sugeriu uma aliança entre o Olimpo e os Eternos, para que eles agissem como os representantes dos deuses na Terra.

A ideia logo foi aceita por Zeus e Zuras que, para representar a selagem do pacto, acabaram concedendo a Azura o seu novo nome, Thena, indicando também que ela seria a responsável por servir como a representante pessoal de Atena no mundo dos humanos.

thena
Thena para os quadrinhos da Marvel / Crédito: Divulgação/Marvel Comics

Em um determinado momento da história, a relação entre os Eternos e os deuses do Olimpo chegou a ficar fortemente estremecida, já que os humanos começaram a enxerga-los como os próprios deuses, e não mais como representante. O quarteto até chegou a entrar em guerra graças a esse desentendimento, porém tudo acabou no mesmo dia e, atualmente, estão todos em paz.

Relacionamento com Kro, o senhor das guerras dos Deviantes

Há muitos anos, Thena acabou se envolvendo com Kro, um dos grandes rivais dos Eternos. O vilão – que também é imortal – costumava ter uma insaciável  sede por maldade, mas tudo parece ter mudado ao conhecer a filha de Zuras.

Por mais que o relacionamento entre os dois seja proibido e repleto de idas e vindas, Thena acabou engravidando de gêmeos durante a Guerra do Vietnã. Para esconder, ela colocou seus filhos no útero de uma humana infértil para que eles pudessem ser criados como humanos comuns. Futuramente, as crianças são recuperadas após o segredo de quem são seus verdadeiros pais ser revelado.

Outros heróis

Dentro dos Eternos, Thena é uma das que mais ganhou destaque dentro dos quadrinhos — chegando até a liderar a equipe após a morte de seu pai. Além disso, ela também é uma das que mais teve relações com outros heróis da Marvel, como quando ajudou Thor e os Vingadores a vencer a batalha contra o vilão Maelstrom.