Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Séries

Conheça o significado das expressões de Star Wars antes de assistir 'Obi-Wan Kenobi'

A nova série da Lucasfilm estreia dia 27 de maio exclusivamente no Disney+

Redação Publicado em 12/04/2022, às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série 'Obi-Wan Kenobi' - Divulgação/Disney+
Cena da série 'Obi-Wan Kenobi' - Divulgação/Disney+

O Universo Star Wars é repleto de nomenclaturas específicas que contemplam os personagens, locais e ações das produções. A mais nova série deste universo será Obi-Wan Kenobi — a aguardada minissérie da Lucasfilm, com lançamento exclusivo no Disney+ em 27 de maio.

A história começa 10 anos após os dramáticos eventos de Star Wars: A Vingança dos Sith (2005), quando Obi-Wan Kenobi enfrentou sua maior derrota: a queda e corrupção de seu melhor amigo e aprendiz Jedi, Anakin Skywalker, que foi para o lado sombrio tornando-se o famoso vilão Lorde Sith Darth Vader.

Mas o que é a Força? E Jedi? E Sith? Para quem quer acompanhar Obi-Wan Kenobi, mas não assistiu aos filmes da saga, o Disney+ preparou um glossário com as principais expressões do Universo Star Wars. Confira abaixo:

Força

A Força é o campo de energia que rege o universo e dá poderes a todos. O lado bom da Força está relacionado aos Jedis e preza pela liberdade de cada um. Já o lado sombrio é relacionado aos Siths e tem como objetivo impor um sistema de ditadura ao controlar toda a galáxia.

Jedi

Os Jedis são cavaleiros que possuem poder especial para combater o mal do universo a fim de restaurar a ordem. Obi-Wan Kenobi é um dos principais Jedis de toda a franquia Star Wars.

Obi-Wan
Obi-Wan Kenobi / Crédito: Divulgação/LucasFilm

Sith

Semelhantes aos Jedis, os Siths utilizam a força para controlar o próximo e pensam sempre em adquirir poder acima de tudo. Darth Vader é uma das principais referências de Sith de todo o universo.

Darth Vader
Darth Vader / Crédito: Divulgação/LucasFilm

Padawan

São Jedis em estágio inicial, como se fossem aprendizes. Anakin Skywalker, antes de entrar no lado sombrio da força e se tornar Darth Vader, foi um Padawan e seu mestre era Obi-Wan Kenobi.

Anakin Skywalker
Anakin Skywalker / Crédito: Divulgação/LucasFilm

República

A República é um governo que preza pela democracia a fim de gerar a ordem do universo, e atuou em prol disso por muito tempo antes da ascensão do Império. Os Cavaleiros Jedis, como Obi-Wan Kenobi, e a Resistência são membros que zelam pela paz e ordem da República.

Império

Diferente da República, o Império é um governo totalitário que tem como objetivo estabelecer uma espécie de ditadura no universo. Uma das principais figuras deste governo é Darth Sidious, também conhecido como Imperador Palpatine. Além dele, os Siths e os Stormtroopers (os famosos soldados brancos) fazem parte do Império.  

Resistência (Aliança Rebelde)

É um grupo que busca estabelecer a ordem no universo mesmo com o sistema de ditadura imposto pelo Império. O público pode conhecer melhor a Resistência no filme Rogue One (2016), que apresenta a Aliança Rebelde na tentativa de impedir o Império de construir a Estrela da Morte — uma arma poderosa contra o bem da galáxia.