Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Personagens

Conheça a verdadeira história por trás de Erich Ludendorff, o vilão de Mulher-Maravilha

O grande tirano do primeiro filme da heroína da DC Comics também existiu na vida real — e era tão mau quanto o personagem. Descubra!

Daniela Bazi Publicado em 15/12/2020, às 20h24 - Atualizado às 20h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Danny Huston como General Ludendorff em Mulher-Maravilha (2017) - Divulgação/Warner Bros. Pictures
Danny Huston como General Ludendorff em Mulher-Maravilha (2017) - Divulgação/Warner Bros. Pictures

Após inúmeros adiamentos causados pela pandemia, Mulher-Maravilha 1984 finalmente realizará sua tão aguardada estreia nos cinemas em 24 de dezembro. A mais nova trama contará a história de Diana Prince durante os anos 80, contendo novos vilões, como o empresário Max Lord e a sua reconhecida arqui-inimiga Mulher-Leopardo.

O filme deverá seguir a mesma ideia da primeira produção, em que contou com a inspiração de alguns fatos e figuras reais da época para a criação e ambientação da história. Um exemplo claro — e que quase ninguém sabia — é o do General Ludendorff, interpretado por Danny Huston em Mulher-Maravilha no ano de 2017, e que também existiu na vida real.

No primeiro longa dirigido por Patty Jenkins, o personagem é um dos grandes vilões da trama onde, durante a Primeira Guerra Mundial, buscava a vitória da Alemanha na batalha através de armas biológicas criadas altamente letais criados por sua equipe de cientistas liderado por Maru, a Doutora Veneno, interpretada pela atriz Elena Anaya.

mm
Erich Ludendorff da vida real (esq.) e General Ludendorff da ficção (dir.) / Crédito: Creative Commons

O verdadeiro General Ludendorff

Enquanto isso, na vida real, Erich Ludendorff foi um estrategista militar de extrema importância para o Império Alemão também na Primeira Guerra, que ajudou a espalhar a ideologia nazista após o fim do terrível conflito. Ele foi o responsável por levar o exército a duas vitórias importantes durante a batalha e, por causa de seu trabalho, acabou recebendo o influente título de Chefe do Estado-Maior Alemão, em 1916.

Assim como no filme, Ludendorff também foi responsável por horríveis crueldades, realizando-as em união com outro homem que recebeu o mesmo título, Paul von Hindenburg. Com o passar do tempo, a Alemanha passou a perder inúmeras disputas durante a guerra, onde o general resistiu até o último minuto até que se viu sem grandes opções e deixou o cargo.

Após o fim da guerra, ele foi exilado na Suécia, onde nunca aceitou a sua vergonhosa derrota e passou a apoiar a mais nova ideologia que pregava a superioridade alemã no qual acreditava: o nazismo. Muitos de seus pensamentos, inclusive, acabaram servindo de inspiração para o Partido Nazista durante a sua fundação.

mm
General Ludendorff ao lado do ditador Adolf Hitler / Crédito: Wikimedia Commons

Apesar de apoiar fortemente a ideologia e ter participado da fracassada tentativa de golpe de estado feita em 1923 por Adolf Hitler, Ludendorff não se dava nada bem com o Füher. Erich até tentou se eleger presidente em 1925, como membro do Parlamento Alemão após ser eleito pelo partido do ditador, mas não deu certo.

Até os seus últimos dias, o ex-militar permaneceu em inúmeras desavenças com o outro tirano. Erich Ludendorff acabou morrendo no ano de 1937, na Alemanha, decorrente de um câncer no fígado. Ele tinha 72 anos.


+Saiba mais sobre a História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) - https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) - https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM