Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Confira 4 cursos que ajudam na preparação para o Enem

Exame Nacional do Ensino Médio ocorre em novembro e a Khan selecionou os principais módulos para estudar para a prova

Redação Publicado em 17/11/2021, às 15h53 - Atualizado às 16h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira 4 cursos que ajudam na preparação para o Enem - Divulgação
Confira 4 cursos que ajudam na preparação para o Enem - Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das mais aguardadas datas do universo estudantil. Com isso, cresce a expectativa de conseguir boas notas, já que é uma das provas mais importantes do país para o ingresso em faculdades públicas e privadas. Com a data para a realização do exame se aproximando, a organização sem fins lucrativos, Khan Academy, separou alguns conteúdos gratuitos oferecidos em sua plataforma online para ajudar nesse processo de estudos.

O gerente de marketing da Khan Academy Brasil, Paulo Bellé, indica que o estudante faça a preparação para a prova com antecedência. "Ao se planejar para o Enem, reserve alguns dias para fazer uma revisão dos conteúdos. Criar uma lista com tudo o que deve ser levado no dia da prova é uma boa estratégia para diminuir a ansiedade pré-exame", afirma o especialista.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a expectativa é alta para os 3,1 milhões de estudantes que farão a prova este ano. Para auxiliar na reta final de estudos, confira os 4 cursos gratuitos que a Khan Academy separou:

1. Prepare-se (1º, 2º e 3º EM) - Matemática

O primeiro ano do Prepare-se para o Ensino Médio é dividido em três módulos e abrange matérias como porcentagem e números irracionais, geometria e probabilidade.

A parte 2 do programa apresenta conceitos de funções e proporções, disponibilizando mais de 2.500 pontos de domínio ao longo do curso. A plataforma encerra o conteúdo no terceiro módulo, no qual é possível aprender sobre fatoração de polinômios e equações de segundo grau que englobam a fórmula de Bhaskara, agrupamento e quadrados perfeitos.

2. Química Orgânica

Um dos assuntos mais encontrados em provas do Enem, a Química Orgânica torna-se motivo de preocupação para diversos estudantes. A partir dos principais assuntos abordados, a Khan Academy possui um curso que engloba estrutura e ligação, hibridização, conceitos sobre alcanos, cicloalcanos e grupos funcionais; assim como estereoquímica, entre outros conteúdos fundamentais que ajudam o estudante a adquirir habilidade e confiança na hora de resolver as questões de química.

3. Física

O material disponibilizado pela Khan Academy para a matéria é completo, abarcando assuntos como movimento unidimensional e aceleração, movimento bidimensional e ângulo de projéteis, forças e Leis de Newton, força centrípeda, assim como trabalho e energia. Além disso, é possível encontrar ainda mais conteúdo já que o tópico de física é dividido em 19 módulos englobando, inclusive, uma revisão de física avançada.

4. Biologia

O conteúdo de biologia é extenso e está alinhado com a matéria solicitada para o Enem. É possível encontrar assuntos sobre estrutura celular, membranas e transporte, assim como genética e DNA, cobrindo também vírus, bactérias e arqueas. São 37 módulos e através deles é possível se preparar muito bem para a prova.

Todos os conteúdos disponibilizados pela Khan Academy estão alinhados para ajudar os alunos nos estudos. Ao explorar a plataforma, é possível encontrar o material auxiliar para o estudo do exame e muito mais.