Entretenimento | Entretenimento

Como surgiu o Rock 'n' Roll?

Desde que explodiu, na década de 1950, o rock é um dos gêneros musicais mais populares do mundo

sexta 8 novembro, 2019
Foto:Getty Images

O rock apareceu pela primeira vez em um programa de rádio do estado de Ohio, nos Estados Unidos, em 1951. Ele surgiu a partir do blues, jazz e country. Tem o ritmo acelerado e é acompanhado de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, se espalhou pelo mundo rapidamente.

O termo rock é uma versão menor de rock and roll, que veio da expressão rocking and rolling (em português, balançar e rolar).

Notícias Relacionadas

Rei do rock

Em 1954, Bill Haley lançou o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. O músico é considerado o primeiro a popularizar o rock. No ano seguinte, surgiu Elvis Presley, conhecido como o rei do rock. Em 1956, ele lançou o disco Heartbreaker Hotel, que vendeu mais de um milhão de cópias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso, como Chuck Berry e Little Richard.

A maior de todas

A década de 1960 foi marcada pelo surgimento de várias bandas de rock. The Beatles, a banda de maior sucesso de todos os tempos, conquistou os Estados Unidos e a Europa com a música Love me do, em 1962. Outros artistas que surgiram nesta década foram Bob Dylan, The Rolling Stones, The Animals, The Who, Pink Floyd e The Doors.

Novas vertentes

O heavy metal, estilo de rock com uma batida mais forte e agressiva, surgiu no início dos anos 1970. Ele é representado por bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, KISS e Deep Purple. Nesta época, surgiu também o punk rock, com músicas rápidas e temas revolucionários, como política e problemas sociais. The Ramones, Sex Pistols e The Clash fizeram sucesso com o punk rock.

Ritmo dançante

Nos anos 1980, vários estilos de rock faziam parte do cenário musical. Bandas como Talking Heads, The Clash, The Smiths e The Police criaram o new wave, estilo de rock dançante, que utilizava elementos da música eletrônica. Além disso, surgiu o rock alternativo, gênero criado pelas bandas que não tinham apoio das grandes gravadoras e passaram a lançar discos de forma independente. R.E.M e The Pixies são bandas de rock alternativo.

Mais influências

Com o sucesso do rap e do reggae, esta década foi marcada pelas misturas de estilos. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith No More unem o heavy metal ao funk. Também surge o movimento grunge, que tem um som mais despojado e temas como a tristeza e a liberdade. Algumas bandas importantes desta fase foram Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden. Nos anos 1990, o rock britânico ganhou bandas como Oasis e Green Day.

Volta ao sucesso

No início do século 20, o rock começou a perder muito espaço para o pop. Aí, uma nova onda do estilo surgiu com o objetivo de aproximar o rock com a diversidade da música e lembrar a importância de toda a história desse gênero. Bandas como Arctic Monkeys, The Strokes e Foo Fighters fazem parte desta fase.

No Brasil

Por aqui, o rock apareceu na voz da cantora Celly Campello, que fez sucesso nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo dos anos 1960. Mais tarde, surgiu a Jovem Guarda, com letras românticas, ritmo acelerado e cantores como Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais cotidianos, surgem bandas como Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho e Os Paralamas do Sucesso. Já em 1990, fizeram sucesso Charlie Brown Jr., Jota Quest e Skank.

 

Consultoria: André Egg (professor de História da Música da UNESPAR) e Marcos Napolitano (professor do Departamento de História da USP).

Letícia Yazbek
Leia Mais:

Assine e Ganhe

ESCOLA

  1. 1 Quer assistir apresentações de corais, orquestras e peças e sentir como era São Paulo no século 20? O Teatro Municipal é o lugar certo!  Theatro Municipal de São Paulo: Cartão-postal da cidade
  2. 2 Confira 7 curiosidades sobre o trânsito
  3. 3 Conheça o trabalho de 6 mestres da Filosofia
  4. 4 Quais são os museus mais visitados do mundo?
  5. 5 Aprenda a reduzir o consumo de energia elétrica em casa