Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Rock n' Roll

Como o Rock n' Roll surgiu?

Conheça toda a história por trás de um dos ritmos musicais mais populares do mundo: o Rock n' Roll

Letícia Yazbek Publicado em 27/08/2021, às 13h00 - Atualizado em 13/07/2023, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Show de rock - Pixabay
Show de rock - Pixabay

O rock apareceu pela primeira vez em um programa de rádio do estado de Ohio, nos Estados Unidos, em 1951. Ele surgiu a partir do blues, jazz e country. Tem o ritmo acelerado e é acompanhado de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, se espalhou pelo mundo rapidamente.

O termo rock é uma versão menor de rock and roll, que veio da expressão rocking and rolling (em português, balançar e rolar).

Em 1954, Bill Haley lançou o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. O músico é considerado o primeiro a popularizar o rock. No ano seguinte, surgiu Elvis Presley, conhecido como o rei do rock. Em 1956, ele lançou o disco Heartbreaker Hotel, que vendeu mais de um milhão de cópias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso, como Chuck Berry e Little Richard.

A década de 1960 foi marcada pelo surgimento de várias bandas de rock. The Beatles, a banda de maior sucesso de todos os tempos, conquistou os Estados Unidos e a Europa com a música Love Me Do, em 1962. Outros artistas que surgiram nesta década foram Bob Dylan, The Rolling Stones, The Animals, The Who, Pink Floyd e The Doors.

O heavy metal, estilo de rock com uma batida mais forte e agressiva, surgiu no início dos anos 1970. Ele é representado por bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, KISS e Deep Purple. Nesta época, surgiu também o punk rock, com músicas rápidas e temas revolucionários, como política e problemas sociais. The Ramones, Sex Pistols e The Clash fizeram sucesso com o punk rock.

Nos anos 1980, vários estilos de rock faziam parte do cenário musical. Bandas como Talking Heads, The Clash, The Smiths e The Police criaram o new wave, estilo de rock dançante, que utilizava elementos da música eletrônica. Além disso, surgiu o rock alternativo, gênero criado pelas bandas que não tinham apoio das grandes gravadoras e passaram a lançar discos de forma independente. R.E.M e The Pixies são bandas de rock alternativo.

Com o sucesso do rap e do reggae, esta década foi marcada pelas misturas de estilos. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith No More unem o heavy metal ao funk. Também surge o movimento grunge,, com um som mais despojado e temas como a tristeza e a liberdade. Algumas bandas importantes desta fase foram: Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden. Nos anos 1990, o rock britânico ganhou bandas como Oasis e Green Day.

No início do século 20, o rock começou a perder muito espaço para o pop. Aí, uma nova onda do estilo surgiu visando aproximar o rock com a diversidade da música e lembrar a importância de toda a história desse gênero. Bandas como Arctic Monkeys, The Strokes e Foo Fighters fazem parte desta fase.

Por aqui, o rock apareceu na voz da cantora Celly Campello, que fez sucesso nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo dos anos 1960. Mais tarde, surgiu a Jovem Guarda, com letras românticas, ritmo acelerado e cantores como Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados.

Na década seguinte, com temas mais cotidianos, surgem bandas como Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho e Os Paralamas do Sucesso. Já em 1990, fizeram sucesso Charlie Brown Jr., Jota Quest e Skank.


+Assine Amazon Music para ouvir músicas ilimitadas

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime.

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis.