Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Música

Como surgiu o R&B?

Acha que não sabe o que é o R&B? Então, prepare-se para uma surpresa: você já escutou músicas desse tipo sem saber do que se tratava!

Letícia Yazbek Publicado em 09/12/2021, às 15h36 - Atualizado às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Whitney Houston em uma apresentação - Wikimedia Commons
Whitney Houston em uma apresentação - Wikimedia Commons

Primo do jazz

O R&B (Rhythm and Blues) surgiu nos Estados Unidos, no fim da década de 1940, e é considerado um ritmo derivado do blues – estilo que surgiu no fim do século 19 a partir das canções populares dos negros.

Troca de ideias

Uma das principais influências recebidas pelo R&B veio do jump blues, um estilo mais acelerado, tocado por pequenos grupos, usando instrumentos como bateria, saxofone, trompete, guitarra e contrabaixo. Mas o R&B também foi influenciado (e influenciou) o jazz, ajudando a formar o hard bop (tipo de jazz acelerado e agressivo).

O blues também pode ser considerado o ritmo que deu origem ao jazz. Apesar das semelhanças, os dois têm diferenças: o blues costuma ser mais lento e seguir o mesmo padrão, enquanto o jazz é mais alegre e cheio de improvisos.

Mesmos artistas

Nas décadas de 1950 e 1960, vários músicos de jazz gravavam R&B. As bandas que acompanhavam Jay McShann, Tiny Bradshaw e Johnny Otis, por exemplo, tocavam os dois estilos. Muddy Waters, um dos melhores guitarristas de todos os tempos, foi destaque do R&B naquela época.

Reviravolta

O termo R&B parou de ser usado no fim dos anos 1960, mas ressurgiu por volta de 1980, quando passou a ser visto como a música negra norte-americana, com batidas do pop, hip hop, funk e rock. Marvin Gaye, Prince, Stevie Wonder, Michael Jackson, Whitney Houston, entre outros, transformaram o R&B em música pop, fazendo muito sucesso.

O álbum Thriller (1982), de Michael Jackson, é voltado para o R&B – e o disco mais vendido de todos os tempos (cerca de 60 milhões de cópias). Outro álbum importante para o estilo foi Control, de Janet Jackson (irmã de Michael), em 1986.

R&B ou rock?

Durante os anos 1960, o R&B ficou muito popular nos Estados Unidos e no Reino Unido. Vários grupos de rock adotaram o estilo, como Rolling Stones. Naquele período, os dois estilos se misturaram tanto que chegaram a ser tratados como um ritmo só!

Batida eletrônica

Nos anos 1990 e 2000 surgiram diversos artistas de R&B com diferentes estilos – mais voltados para o rock, pop ou hip hop. O eletrônico também faz parte do R&B, que ganhou sintetizadores e até softwares de composição. Rihanna, Beyoncé, Bruno Mars, Alicia Keys e Mariah Carey são artistas do R&B contemporâneo.