Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Floquinho

Como surgiu o Floquinho, de Turma da Mônica?

Floquinho, o cachorrinho verde de Cebolinha, surgiu de uma forma bem peculiar. Descubra!

Daniela Bazi Publicado em 10/08/2022, às 11h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de Floquinho e Cebolinha - Divulgação/Maurício de Sousa Produções
Imagem promocional de Floquinho e Cebolinha - Divulgação/Maurício de Sousa Produções

Floquinho, o icônico cãozinho verde de Cebolinha, da Turma da Mônica, é um dos personagens mais adorados pelo público. O querido animal sempre está ao lado de seu dono, e até realizou uma participação importante no filme “Turma da Mônica — Laços”, onde toda a trama se desenvolveu graças ao seu desaparecimento.

Sendo um dos pets mais famosos da turminha do Bairro do Limoeiro, Floquinho possui uma origem bem curiosa e diferente dos outros personagens.

Como ele surgiu?

Segundo Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, em entrevista ao UOL, o cachorrinho surgiu graças a um esfregão que estava na casa do ilustrador.

"Ele é o único cachorro da turma que não nasceu canino. Ele nasceu de um esfregão. Sinto muito", revelou Mauricio. “O esfregão estava encostado num canto e tinha aquelas cerdas. Eu olhei e vi que isso dava um bichinho".

Dessa forma, o cartunista reproduziu o esfregão em um papel, retirou o cabo, e acrescentou a cabeça e o rabo do animal, que ficam completamente cobertos graças ao seu grande volume de pelos. "De fato, ele parecia um floco, um floquinho. Às vezes, das coisas mais estranhas, diferentes e inéditas, a gente tira ideias de personagens. O Floquinho nasceu dessa maneira".

Vale lembrar que, apesar de Floquinho ter realizado sua estreia nos gibis da Turma da Mônica em 1963, foi apenas em 1995 que descobrimos a sua raça, Lhasa Apso.

Segundo o Mauricio, o motivo pela demora em revelar a raça aconteceu pois ele só foi perceber que a Lhasa Apso é parecida com o personagem graças a uma carta de fã enviada para ele com a foto de um bichinho igual ao pet de Cebolinha — mas que não era verde.

Em “Turma da Mônica — Laços”, o filme seguiu a história descrita nos quadrinhos, e o Floquinho na versão de live-action também é da raça Lhasa Apso, ganhando sua clássica coloração verde através de efeitos especiais.