Recreio
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Como surgiu o dialeto falado pelos Minions?

Os Minions possuem sua própria língua, chamada "Minionese". Mas, como ela surgiu? Descubra!

Daniela Bazi Publicado em 13/07/2022, às 15h18

Cena do filme 'Meu Malvado Favorito' - Divulgação/Universal Pictures
Cena do filme 'Meu Malvado Favorito' - Divulgação/Universal Pictures

Desde o lançamento do primeiro filme de “Meu Malvado Favorito” no ano de 2010, todos os amantes de animação se apaixonaram pelos pequenos ajudantes amarelos de Gru, os Minions.

Sendo extremamente carismáticos e engraçados, a franquia afirma que esses queridos personagens habitam a Terra há séculos, desde a época dos dinossauros, além de possuírem a sua própria língua, conhecida como “Minionese”. Mas, como ela surgiu? E o que significa?

A origem 

O responsável por desenvolver o idioma dos Minions foi um dos diretores de animação dos filmes de “Meu Malvado Favorito” e “Minions”, chamado Pierre Coffin, que também é o dublador oficial de todos os 899 pequenos seres amarelos.

"Dublei um dos Minions para que os desenhistas de som pudessem ter uma ideia do que queríamos, mas Chris Meledandri (produtor e CEO do estúdio Illumination) ouviu o teste e disse: 'Você vai fazer a voz dos Minions'", revelou Pierre em um vídeo promocional do filme.

Além disso, o animador também explicou que a língua se trata de uma mistura entre os idiomas inglês, espanhol, francês, italiano e um pouco de japonês que, com o intuito de ser um pouco mais engraçada, foi desenvolvida com um efeito acelerador de voz.

No entanto, segundo Coffin, algo que diferencia o Minionese de outras línguas famosas desenvolvidas para grandes produções do cinema, é que ela não possui regras gramaticais, e muito menos um dicionário completo. "Se fosse uma língua com muitas regras, não teríamos a graça das palavras que pulam aleatoriamente da boca deles. E é isso que a torna tão universal", afirmou o profissional.

Aprendendo a falar Minionese

Se você também é fã dos Minions, então confira o significado de algumas palavras em Minionese!

Bello: Olá!

Poopaye: Tchau!

Tank yu: Obrigado

Tulaliloo ti amo: Nós te amamos

Para tu: Para você

Me Want Banana: Estou com fome

Gelato: Sorvete

Bananonina: Feio

Underwear: Eu Juro

Bee Do Bee Do Bee Do: Fogo!

Tatata Bala Tu: Eu te odeio!

Baboi: Brinquedo

Po Ka: O que?

Hana: Um

Dul: Dois

Sae: Três

Chasy: Cadeira

Butt: Bumbum

O mais recente filme com dos queridos seres amarelos, “Minions 2: A Origem de Gru", produzido pela Universal Pictures, já realizou sua tão aguardada estreia, e se encontra em cartaz nos cinemas brasileiros. Confira o trailer!