Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Dia do Orgulho Nerd

Como surgiu o Dia do Orgulho Nerd?

Saiba a história por trás do Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha

Daniela Bazi Publicado em 25/05/2022, às 16h24 - Atualizado às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005) - Divulgação/Spyglass Entertainment
Cena do filme O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005) - Divulgação/Spyglass Entertainment

Nesta quinta-feira, 25, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha. Mas, o que tem a ver toalha com nerd? E como esse dia surgiu? Pode ficar despreocupado que a Recreio vai te explicar tudo!

Surgimento

Anos atrás, a figura do nerd não era tão popular como é hoje em dia. Antigamente, muitas pessoas que se encaixavam no estereótipo nerd eram frequentemente julgados, principalmente dentro das escolas, sendo os principais alvos da prática de bullying.

Muitas pessoas podem imaginar que a data foi criada após o perfil de nerd ganhar mais popularidade na sociedade graças ao boom dos filmes de heróis, o grande sucesso da série The Big Bang Theory, ou até mesmo o aumento no número de pessoas jogando videogame ao redor do mundo. No entanto, não é bem assim.

A história começa com a criação do Dia da Toalha, que foi um precursor do Dia do Orgulho Nerd. A data foi criada para homenagear o autor de uma das franquias mais populares no universo geek, Douglas Adams, criador da série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, que faleceu precocemente aos 49 anos em 2001.

Na obra, Adams descreve a toalha como um item básico de sobrevivência para qualquer mochileiro das galáxias, pelo simples fato de que ela pode ser usada de diferentes formas em vários locais do espaço.

Dessa forma, os membros de um fórum dedicado aos livros tiveram a ideia de criar o Dia da Toalha duas semanas após a sua morte para homenagear o autor. Desde então, muitos fãs da franquia saem no dia 25 de maio exibindo uma toalha para celebrar a data.

Mas, como a data se tornou o Dia do Orgulho Nerd?

Não existe uma data exata de quando a alteração foi feita. Acredita-se que isso tenha acontecido em meados dos anos 2000, quando foram iniciados alguns movimentos dentro da comunidade nerd para mostrar a todos que não existe problema gostar de coisas diferentes da maioria das pessoas.

Sendo assim, foi escolhido o dia 25 de maio para celebrar o Dia do Orgulho Nerd com o intuito de homenagear mais uma grande saga desse universo: Star Wars. Isso, pois, em 25 de maio de 1977, era lançado o filme “Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança”, responsável por dar início a uma das franquias mais lucrativas do universo do cinema.

Com o passar do tempo, a data passou a ser celebrada não só pelos fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias e Star Wars, mas também por todos os que são apaixonados por tudo aquilo que é considerado parte da cultura nerd, incluindo filmes, games, livros, mangás, animes, séries e muito mais.