Recreio
Entretenimento / Curiosidades

Como surge um zumbi?

Imagine que algo deu muito errado no mundo e que várias pessoas foram contaminadas por um vírus misterioso – quem é infectado se torna um zumbi! Revelamos como acontece essa transformação horripilante!

Bruna Cardoso Publicado em 03/12/2021, às 17h23 - Atualizado às 17h25

Cena da animação ParaNorman (2012) - Divulgação/Universal Pictures
Cena da animação ParaNorman (2012) - Divulgação/Universal Pictures

Está começando...

Nesse mundo imaginário, os zumbis (ou mortos-vivos) são o resultado de uma epidemia. Após a contaminação, ocorrem três estágios até a transformação total! Em 2 horas, quem foi contaminado pelo vírus vai sentir sintomas comuns de gripe e, talvez, não leve muito a sério a dor de cabeça, a febre e os calafrios. Mesmo que vá ao médico, nenhum remédio fará efeito.

Em 24 horas, a história fica mais séria! A pulsação e a respiração diminuem e o futuro zumbi entra em coma profundo – fica inconsciente e não responde a nenhum estímulo externo. Cerca de 30 horas depois da contaminação, a transformação estará completa. Mais um morto-vivo à solta!

Mordida forte

Um zumbi só consegue morder porque as células ósseas vão para a mandíbula dele, tornando o osso maior e aumentando as fibras musculares ligadas à mastigação. Já os dentes caem com o tempo!

Sobreviva!

Se um zumbi estiver muito perto de você, corra o mais rápido que puder (se você ainda for humano, é claro!). Lembre-se de que seu corpo é o almoço preferido dele! Não deixe que o zumbi morda você – a saliva dele está infectada!

Sangue de zumbi

O barulho que o morto-vivo faz com a boca, e que ninguém entende, é uma tentativa de falar e nada tem a ver com a respiração. Afinal, ele não precisa da hemoglobina (pigmento que transporta oxigênio pelo sangue e que dá a esse líquido a cor vermelha). É por isso que o sangue dos zumbis parece uma lama grossa e escura (o coração deles não pulsa e a circulação sanguínea acontece por meio de contrações musculares pelo corpo).

Todo errado!

A pele desses seres medonhos fica mais grossa, ganha um branco doentio e apodrece com o tempo. Os olhos (que vão cair) ficam dilatados e também mudam de cor. O cabelo não cresce mais e cai de tempos em tempos. A coordenação motora não existe, fazendo com que o zumbi ande torto e não consiga segurar um objeto com as mãos.

Sentidos zumbilescos

Outra ideia para escapar é tentar se camuflar, pois zumbis têm péssima visão e enxergam tudo em preto e branco. A audição também não é das melhores – tudo bem se você tropeçar enquanto corre. Porém, o olfato é apurado e o zumbi fareja humanos a quilômetros de distância!

Como acabar com eles?

Muitas histórias falam sobre o quanto é difícil matar um zumbi. A explicação está nas células nervosas dele, que se regeneram! Mas o fim do zumbi também chega.