Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Os Simpsons

Como 'Os Simpsons' prevê o futuro? Produtor revela

Descubra como foi possível que a animação 'Os Simpsons' conseguisse anteceder diversos eventos que aconteceram de verdade no mundo real

Imagem promocional de 'Os Simpsons' - Divulgação/FOX
Imagem promocional de 'Os Simpsons' - Divulgação/FOX

Uma das dúvidas que ecoa na cabeça dos fãs de 'Os Simpsons' é: como a animação consegue acertar tantas previsões para o futuro da humanidade? Ainda que muitas teorias tentem explicar como isso é possível, a resposta oficial foi dada pelo produtor do desenho, Matt Selman, em conversa com perfil Cartoon Base, do X (antigo Twitter).

No bate-papo, Selman contou que uma parte do público prefere acreditar que a produção consegue antecipar fatos de forma mágica. “Muitas pessoas em nossa sociedade ficaram obcecadas com a noção de que Os Simpsons podem prever o futuro usando 'magia'. Pessoalmente, não acredito em magia. No entanto, o único lugar onde a magia certamente é real é na mente de nossos semelhantes.”

Ainda assim, ele garante que não há nada de mágico nesse processo, e que duas áreas do conhecimento tornaram possíveis a existência de paralelos entre os eventos vistos na série e na vida real, sendo elas a história e a matemática.

A realidade é que as previsões dos Simpsons podem ser atribuídas a uma compreensão básica de dois assuntos: história e matemática. Se você estudar história, será capaz de 'prever' o futuro porque a tolice da humanidade se repete. Se você estuda matemática, sabe que se o programa faz literalmente milhares de piadas em quase 800 episódios, seria estatisticamente impossível não criar material que se sobreponha ao que aconteceria mais tarde na vida real".

Por fim, ele comentou o quanto a realidade atual, onde se torna cada vez mais fácil criar e propagar notícias falsas, afeta o impacto que essas conexões entre realidade e ficção causam.

Sinto que, na atual era de desinformação digital em que vivemos, as previsões de Os Simpsons (ou, mais precisamente, as 'coincidências') se tornaram sem sentido. Qualquer bobão pode criar uma imagem de IA com base em um evento atual e dizer 'Os Simpsons previram isso!'. — e as pessoas boas, mas facilmente enganadas, acreditarão nisso porque querem muito que seja verdade.

Vale lembrar que ‘Os Simpsons’ foi lançada em 1989 e continua ganhando novos episódios. Ao todo, a série conta com 35 temporadas e mais de 750 episódios, para apresentar o cotidiano do pai preguiçoso Homer, da mãe dedicada Marge Simpson, e de seus filhos: o adolescente rebelde chamado Bart, a prodígio Lisa e a caçula fofa da família, a bebê Maggie. No Brasil, a produção está disponível no catálogo do serviço de streaming Star+.