Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Como a Disney foi criada?

Descubra como surgiu a Disney, o maior conglomerado de entretenimento do mundo

Logo do Walt Disney Studios - Divulgação/Disney
Logo do Walt Disney Studios - Divulgação/Disney

Responsável por levar magia a diversos lares e inspirar diferentes gerações a acreditar na realização de desejos, os estúdios Disney se tornaram um verdadeiro império ao marcar presença nas telonas, telinhas e palcos ao lançar não só animações, como filmes live-action, séries, musicais, peças de teatro e games, assim como proporcionar experiências incríveis em resorts, cruzeiros e parques temáticos, fazendo com que o selo se tornasse o maior conglomerado de entretenimento do mundo.

Ainda assim, você sabe como a empresa que existe há mais de 100 anos foi criada? Pensando em responder à pergunta, a RECREIO reuniu as principais informações sobre a fundação abaixo.

Um breve contexto

Após retornar aos Estados Unidos depois de atuar como motorista para o American Ambulance Corps por um ano na França após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919, Walt Disney conquistou a primeira chance de trabalhar profissionalmente com desenhos ao ser contratado como ilustrador comercial para a Pesmen-Rubin, ganhando US$ 50 por mês, conforme revelado pelo The Walt Disney Museum.

Nessa empresa, Walt conhece o cartunista Ub Iwerks, com quem ele abre a Iwerks-Disney Commercial Artists, que vai a falência em um mês. Logo depois, os dois passam a trabalhar na Kansas City Slide Company (futura Kansas City Film Ad Company), onde descobrem a arte da animação.

Enquanto trabalhava na Kansas City Slide Company, em 1920, Disney fundou a empresa Newman Laugh-O-grams, onde produzia anúncios, curtas e histórias em quadrinhos, e em seguida a incorporou a Laugh-O-gram Films, estúdio cujo foco foi adaptar contos de fadas e transformá-los em animações modernizadas. A empresa decretou falência em 1923 após um grande calote.

Surgimento da Disney

Ainda que as primeiras tentativas de negócio de Walt tenham fracassado, ele nunca deixou de sonhar. No mesmo ano, ele se mudou para Hollywood, decidido em se tornar diretor de cinema e, para isso, contou com o apoio de seu irmão mais velho, Roy, para fundar um novo e promissor estúdio: Disney Brothers Cartoon Studio.

A empresa teve como primeira empreitada a série 'Alice Comedies', que teve como distribuidor em Nova York, Winkler Pictures, contratado em 16 de outubro de 1923 — data que marca a fundação da Disney. Nos episódios, que foram criados e distribuídos por quatro anos, uma garota real interagia com personagens animados.

Além de Roy, em 1924, Walt pode contar novamente com Ub Iwerks, que se juntou a empresa no mesmo ano com alguns outros animadores.

Na fase inicial, o estúdio Disney original ficava nos fundos de uma imobiliária na Kingswell Avenue, em Hollywood, como relatado pelo portal D23, mas logo passou para uma loja inteira e, em 1926, para um espaço maior: um estúdio construído na Hyperion Avenue, em Hollywood, onde a empresa passou a ser chamada da maneira que é conhecida hoje, ou seja, Walt Disney Studios.

Em 1927, a Disney resolveu se arriscar novamente, dessa vez com o lançamento de uma produção completamente animada, que surgiu com a criação de Oswald, o Coelho Sortudo, o primeiro personagem oficial do estúdio.

Ele protagonizou 26 produções sob o selo da empresa para a Universal Pictures. No entanto, em 1928, Walt foi traído por Charles Mintz, da Winkler Pictures, que começou a negociar com a Universal Pictures para produzir animações de Oswald, o Coelho Sortudo sem Walt.

Como todos os desenhos não tinham a assinatura de Walt, ele não conseguiu manter os direitos sob o personagem, perdendo então a primeira figura oficial do estúdio.

Acostumado a ressurgir das cinzas, foi questão de tempo para que a mente brilhante de Walt criasse um novo grande personagem: Mickey Mouse, que, em maio de 1928 mostrou seu carisma pela primeira vez por meio da animação 'O Maluco do Avião' (Plane Crazy), fazendo sua estreia oficial meses depois em ‘O Vapor Willie’ (Steamboat Willie), primeiro filme com som totalmente sincronizado do estúdio.

A animação foi um sucesso, abrindo portas para o lançamento de títulos clássicos como “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Pinóquio”, “Fantasia” e “Dumbo”, assim como diversas expansões, com o surgimento do primeiro filme live-action do estúdio, “A Ilha do Tesouro” de 1950, e o primeiro parque do selo, Disneyland, aberto em 1956 na Califórnia — e o resto é história!