Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Séries

Cocoricó: Clássica série infantil chega ao Disney+ nesta quarta-feira (23)

A série que apresenta as aventuras de Júlio e sua turma já está disponível no streaming

Redação Publicado em 23/03/2022, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Turma do Cocoricó - Divulgação/Disney+
Turma do Cocoricó - Divulgação/Disney+

O Julio na gaita e bicharada no vocal já podem ser vistos no Disney+! O streaming liberou hoje (23) alguns episódios da série Cocoricó, criada em 1996 pela TV Cultura e que marcou a geração dos anos 2000.

Protagonistas da infância de uma legião de admiradores, Júlio e sua turma chegam ao Disney+ para conquistarem novos fãs e resgatar a nostalgia nos mais antigos. A produção é a sugestão ideal para pais, filhos e toda a família curtirem juntos as aventuras e aprendizados dessa bicharada tão animada.

Confira abaixo algumas informações sobre a icônica série:

Relembrando a história

O protagonista da série é Júlio, um menino simples de 8 anos de idade que nasceu na cidade grande, mas inventou de passar as férias escolares na fazenda de seus avós.

A fazenda leva o nome de Cocoricó, localizada na cidade fictícia de Cocoricolândia. Lá, Júlio descobre um lugar incrível, onde os animais falam, cantam e dançam, além de se meterem em confusões diárias e divertidas. No início, Júlio parece estar insatisfeito com a visita, mas depois ele fica encantado com a beleza do campo e da natureza, decidindo ficar por lá mesmo.

Avós de Júlio
Avós de Júlio, do Cocoricó / Crédito: Divulgação

Quem são os amigos de Júlio?

Seus melhores amigos e companheiros de aventura são: o cavalo caipira Alípio, as galinhas Lilica, Lola e Zazá, o convencido papagaio Caco, a vaca Mimosa, a índia espertalhona Oriba e o morcego pessimista Toquinho. Além deles, no chiqueiro da fazenda, moram também o bebê porquinho Astolfo e sua mãe.

Já na fazenda vizinha estão Vina e Torquato, dois patos que moram em uma casa ao lado da lagoa. Os dois vivem tramando contra o pessoal da fazenda, tendo como principais cúmplices Dito e Feito, uma dupla nada confiável que também mora na Fazenda Cocoricó.

Ao lado da casa dos dois patos encrenqueiros está Martelo, um pequeno sapinho que tem como melhor amiga uma mosca chamada Zac Zac. Ele se torna um grande amigo de todo mundo da fazenda.

cocoricó
Vina e Torquato / Crédito: Divulgação

Como Júlio e o Cocoricó nasceram?

O criador do personagem principal da série é Fernando Gomes, diretor e criador de outros programas infantis, além de produtor e intérprete de diversos outros bonecos famosos na televisão brasileira.

Segundo ele, Júlio nasceu antes mesmo do programa Cocoricó. “Eu criei o Júlio para um especial de natal do programa ‘Rá-Tim-Bum’ em 1989. Então, ele é bem antigo, embora tenha só oito anos, porque lá em Cocoricolândia o tempo passa diferente”, contou ele em entrevista à TV Brasil.

Um tempo depois, a TV Cultura queria criar um projeto para substituir o antigo ‘Glub-Glub’, que servia de programa introdutório para exibir diversos desenhos animados. “Eles desejavam uma série sobre um menino que vivia numa fazenda. O Júlio foi escalado e eu peguei carona com ele”, disse Gomes.

A primeira fase do programa serviu como moldura para a apresentação de outros desenhos, mas, em 2003, dado o sucesso dos personagens, a TV Cultura passou a produzi-lo em formato seriado, focado apenas nas histórias da fazenda.