Recreio

Cebolinha ganha outro nome em inglês e surpreende internautas; Confira!

O novo nome foi incluso na sinopse estrangeira do filme "Turma da Mônica: Lições"

Izabela Queiroz Publicado em 27/04/2022, às 17h56

Kevin Vechiatto como Cebolinha - Divulgação/ Maurício de Sousa Produções
Kevin Vechiatto como Cebolinha - Divulgação/ Maurício de Sousa Produções

Fazendo parte da infância de milhares de brasileiros até hoje, a turminha do limoeiro ganhou destaque nas redes sociais após o novo filme da franquia intitulado “Turma da Mônica: Lições” ter chegado ao catalogo do Prime Vídeo trocando o nome do personagem Cebolinha na tradução em inglês da sinopse.

Ao contrário do que os fãs das histórias desenvolvidas por Maurício de Sousa poderiam imaginar, o clássico personagem não é chamado de "Little Onion" na versão estrangeira, o que significaria na língua portuguesa algo como "Pequena Cebola" ou "Cebolinha”, mas ganha uma outra identidade ao ser nomeado como Jimmy Five.

Qual o motivo da mudança?

A alteração realizada na plataforma de streaming foi realizada pois conforme dito pela Maurício de Sousa Produções em declaração ao Splash, do UOL “Se traduzirmos o nome brasileiro, não seria uma boa fonética”.

Por que Jimmy Five?

Ainda de acordo com a empresa, o novo nome de cebolinha faz referência aos cinco fios de cabelo que o personagem possui, além de ter relação também com expressão inglesa "gimme five" que também é conhecida como “high five", e representa o cumprimento realizado quando duas pessoas batem as palmas das mãos no ar.

Cebolinha ainda trocará o R pelo L?

Uma das grandes características de Cebolinha é a maneira como ele pronuncia as palavras, sempre trocando o “R” pela letra “L”. No entanto, para fazer sentido na língua estrangeira, o problema de dicção sofreu uma simples mudança: ao invés da troca de letras, por lá ele possui dificuldade em falar o “W” nas palavras.

Mais alterações?

Vale lembrar que além de cebolinha, toda a turminha — com exceção apenas de Mônica — teve seu nome alterado na tradução estrangeira. Confira as mudanças:

Magali: Maggy

Cascão: Smudge (“Mancha”)

Dona Morte: Lady MacDeath, uma referência à Lady MacBeth

Do Contra: Nick Nope

Chico Bento: Chucky Billy

Com estreia realizada em dezembro de 2021, "Turma da Mônica: Lições" se tornou o segundo live-action adaptado das histórias em quadrinhos escritas por Maurício de Sousa. Com direção de Daniel Rezende, a produção é estrelada pelos atores: Kevin Vechiatto (Cebolinha), Giulia Benite (Mônica), Gabriel Moreira (Cascão) e Laura Rauseo (Magali). Confira o trailer!