Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Bela e a Fera

A Bela e a Fera: Afinal, qual é o verdadeiro nome da Fera?

Você sabe qual é o nome verdadeiro da Fera, de 'A Bela e a Fera'? Descubra a resposta por trás desse grande questionamento!

Cena da animação 'A Bela e a Fera' (1991) - Reprodução/Disney
Cena da animação 'A Bela e a Fera' (1991) - Reprodução/Disney

Em 1991, a Disney lançava a animação “A Bela e a Fera”, adaptação de um romance francês que teve sua primeira versão publicada no ano de 1740 por Gabrielle-Suzanne de Villeneuve com uma história bem mais sombria, e reescrita anos depois por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, que apresentou uma trama bem mais infantil.

O filme acompanha Bela, uma doce jovem sonhadora, apaixonada por leitura que, para garantir a segurança de seu pai, acaba presa em um castelo habitado por uma temível Fera que foi vítima de um feitiço e precisa encontrar o amor verdadeiro e recíproco para voltar a ser um príncipe.

Desde seu lançamento até os dias atuais, um grande questionamento permanece na mente dos fãs: afinal, qual é o nome verdadeiro da Fera?

Príncipe sem nome?

Popularmente, muitas pessoas se referem ao príncipe como Adam, devido a boatos de que os animadores e a equipe de produção costumavam o chamar dessa forma, conforme revelado por Paige O'Hara, dubladora oficial de Bela, em algumas entrevistas (via ScreenRant).

Além disso, em alguns produtos licenciados, como o jogo “The D Show”, de 1998, o personagem surge com o mesmo nome — apesar do título não contar com a participação da Disney em seu desenvolvimento. Outro ponto levantado é o príncipe aparecer com o nome Adam em uma obra presente no Port Orleans Riverside Resort da Disney World.

No entanto, mesmo com diferentes evidências, a verdade é que, em momento algum do filme, o nome verdadeiro de Fera é mencionado. Da mesma forma, a Disney nunca se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Cena da animação 'A Bela e a Fera' (1991)
Cena da animação 'A Bela e a Fera' (1991) / Crédito: Reprodução/Disney

O mais próximo de um pronunciamento que já foi registrado aparece nas versões de DVD e Blu-ray de “A Bela e a Fera”, onde o produtor Don Hahn, e os diretores Kirk Wise e Gary Trousdale afirmam que "não percebemos até que realmente chegamos lá, mas quando Bella chega e chama a Fera — dissemos: 'Ele não tem nome'.".

Glen Keane, supervisor de animação, revelou a um fã durante a D23 Expo de 2013 que "nunca se referiu a ele como nada além de Fera" (via ComicBook). Em outras entrevistas, Keane também pontuou que, caso fossem criar um nome para a Fera, não seria Adam, mas sim algo em francês e que se alinhasse mais com o cenário cultural da produção.