Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Artista da vida a folclore brasileiro usando posteres de animação da Disney

O designer e ilustrador Anderson “Awvas” fez as artes para seu projeto Folclore BR: Uma Nova Visão. Confira!

Redação Publicado em 12/05/2020, às 19h07 - Atualizado às 19h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Iara teve seu pôster inspirado em Ariel, de A Pequena Sereia - Anderson “Awvas”
Iara teve seu pôster inspirado em Ariel, de A Pequena Sereia - Anderson “Awvas”

O folclore brasileiro é repleto de histórias incríveis e que representam a rica cultura do nosso país, mas, infelizmente, muitas não conhecem. Pensando nisso, o designer e ilustrador Anderson “Awvas” decidiu recriar pôsteres de animações da Disney baseando-se em contos da cultura folclórica do Brasil, para o seu projeto Folclore BR: Uma Nova Visão. Confira!

1. Anhangá / Valente

De acordo com os mitos, Anhangá é um protetor da floresta e dos animais. Ele cuidava para que toda a fauna, flora e os moradores nativos permanecessem seguros contra os caçadores. Sua forma de aparição varia, já que o mesmo pode assumir diversas formas. Porém, a mais comum é a de um veado branco de olhos de fogo, com chifres cobertos de pelos e uma cruz em sua testa.

Anhangá
Crédito: Anderson “Awvas”

2. Mãe d’Ouro / Frozen

Essa história se trata de uma lenda gaúcha da princesa Teiniaguá, também chamada de Salamanca do Jarau, que foi transformada em um animal parecido com uma lagartixa ou salamandra, que contém uma pedra preciosa na cor de rubi em sua cabeça, pelo Diabo Vermelho pertencente aos índios Anhangá-Pitã, e atrai os homens desde então. Segundo o mito, ela vive eternamente em uma lagoa no Cerro do Jarau.

Mãe d'Ouro / Frozen
Crédito: Anderson “Awvas”

3. As Lendas Guardiãs / A Origem dos Guardiões

Contando com a união de seus outros trabalhos, este pôster fala sobre a história de um menino chamado Ubirajara que, junto com seu amigo Yateré, uma espécie de Saci, entram em diversas aventuras para acabar com as maldades feitas por Cuca, uma bruxa horrenda que rouba crianças, e Jurupari, um monstro que não tem forma específica, mas aparece como um ser deformado, que contém boca torta e está sempre com fome.

Guardiões
Crédito: Anderson “Awvas”

4. Naiá / Moana

Diz a lenda que, uma bela jovem guerreira indígena chamada Naiá, acreditava no conto de que a Lua seria uma deusa que costumava beijar e encher de luz os rostos das virgens da aldeia, desacreditando nas palavras dos mais velhos que diziam que, após o encontro, as meninas perdiam seu sangue e carne, tornando-se estrelas. Certa noite, a garota encontrou o reflexo da Lua no lago, atirou-se na água e desapareceu para sempre. Impressionada com o ocorrido, a Lua teria lhe transformado então em uma bela planta aquática: a vitória-régia.

naiá moana
Crédito: Anderson “Awvas”

5. Procurando Sacy / Procurando Nemo

Saci-Pererê é, provavelmente, um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Se trata de um garoto muito travesso de uma perna só que corre por aí com seus shorts e touca vermelhos, além de um cachimbo em sua boca, fazendo a maior bagunça por onde quer que passe, importunando não só pessoas mas como também os animais.

saci nemo
Crédito: Anderson “Awvas”

6. A Pequena Yara / A Pequena Sereia

Yara, também conhecida como Uiara ou Mãe-d’água, é uma bela sereia que encanta os pescadores que a encontram no rio Amazonas. Segundo a lenda, todos aqueles que se apaixonaram pela mulher metade peixe e metade humana acabaram afogados e nunca mais foram vistos.

iara
Crédito: Anderson “Awvas”