Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Além do BTS: 5 grupos de k-pop que produzem suas próprias músicas

Confira alguns grupos que, assim como o BTS, são responsáveis por realizar a produção de suas próprias músicas

Redação Publicado em 24/05/2024, às 13h35 - Atualizado em 31/05/2024, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do BTS para o "BTS FESTA 2022” - Divulgação/ Big Hit Music
Imagem promocional do BTS para o "BTS FESTA 2022” - Divulgação/ Big Hit Music

No mundo da música, é comum que muitos artistas cantem faixas criadas por produtores e compositores especializados no assunto. Da mesma forma, existem cantores que decidem dar um toque mais pessoal em sua arte, e escolhem participar pessoalmente do processo de produção e composição de suas próprias canções — onde muitos, até mesmo, chegam a realizar o mesmo trabalho para outros astros.

Dentro do k-pop, isso não é diferente. Apesar de, em muitos casos, as agências ainda manterem o controle rígido sobre o conceito dos grupos e suas músicas, atualmente, esse cenário tem mudado e, a cada dia, vemos mais formações ganhando a liberdade de trabalhar em suas próprias faixas.

No BTS, por exemplo, é extremamente comum ver os álbuns recheados de músicas compostas e produzidas pelos próprios membros — seja dos discos do grupo, ou em seus lançamentos solos.

Pensando nisso, a RECREIO separou abaixo uma lista com cinco grupos que, assim como o BTS, também produzem suas próprias músicas. Confira!

1. Stray Kids

Concept photo do Stray Kids para o single "Lose My Breath"
Concept photo do Stray Kids para o single "Lose My Breath" / Crédito: Divulgação/JYP Entertainment

Desde o pré-debut, o Stray Kids produz suas próprias músicas, contando até mesmo com uma unit dos integrantes produtores: o 3RACHA, composto por Bang Chan, Changbin e Han, que, às vezes, assinam as canções com os nomes de CB97, SPEARB, e J.ONE, respectivamente. O trio é responsável por produzir a maioria das title tracks do grupo, além de inúmeras b-sides. Inclusive, no álbum “MAXIDENT”, de 2022, o grupo incluiu a faixa “3RACHA”, onde os três cantam sobre os desafios e o orgulho de serem os produtores do Stray Kids.


2. (G)I-DLE

Concept photo do (G)I-DLE para o álbum "2"
Concept photo do (G)I-DLE para o álbum "2" / Crédito: Divulgação/Cube Entertainment

Desde o debut, todas as title tracks do (G)I-DLE foram produzidas pela líder Jeon Soyeon. Além disso, ela é a responsável por surgir com a ideia dos conceitos de cada comeback e apresentá-la para a empresa através de slides no PowerPoint, e dividir as linhas de cada música, sempre levando em consideração as características de cada membro. Em algumas entrevistas, Soyeon também já revelou que, quando está criando as faixas, geralmente se inspira em suas próprias integrantes, e imagina os versos que poderão valorizar cada uma.  


3. SEVENTEEN

Concept photo do SEVENTEEN para o álbum '17 IS RIGHT HERE'
Concept photo do SEVENTEEN para o álbum '17 IS RIGHT HERE' / Crédito: Divulgação/PLEDIS Entertainment

Em geral, todos os integrantes do SEVENTEEN participam ativamente do processo criativo de seus lançamentos, seja na criação dos conceitos, coreografias e, claro, as músicas. O integrante que é o principal responsável por produzir as faixas do conjunto é Woozi — que já possui mais de 157 músicas lançadas assinadas em seu nome e registradas na Korean Music Copyright Association.


4. WJSN (Cosmic Girls)

WJSN
Imagem promocional do WJSN para o single album "Sequence" / Crédito: Divulgação/Starship Entertainment

Outra líder, a qual é a responsável pela produção das músicas de seu próprio grupo, é EXY, do WJSN (também conhecido como Cosmic Girls), que também participa da criação das faixas desde o debut, e é creditada em quase todas as title tracks do girlgroup. Inclusive, durante a participação do conjunto no reality show “Queendom 2”, EXY decidiu que não utilizaria as músicas oferecidas pela empresa para a final, e que, para conseguir apresentar o melhor que suas integrantes têm a oferecer, ela deveria produzir a música: foi assim que surgiu “AURA”, canção apresentada na decisão, onde foram as grandes vencedoras.


5. GOT7

Concep photo para o HOMECOMING 2022 FANCON
Concep photo para o HOMECOMING 2022 FANCON / Crédito: Divulgação/Warner Music Korea

Inicialmente, os integrantes do GOT7 não tinham a oportunidade de produzir suas próprias músicas. Porém, conforme os anos foram passando e sua popularidade aumentando, a JYP Entertainment os ofereceu essa chance e, desde então, quase todos já participaram das produções — principalmente o líder Jay B, que hoje, após a saída de todos da empresa que os lançou, também é o grande responsável por esse processo, e está creditado na mais recente title track do boygroup, "NANANA".