Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Além de RM, do BTS: 5 idols que já produziram músicas para outros artistas

Confira alguns idols que, assim como RM, do BTS, também já produziram músicas para outros artistas, além de seus próprios grupos

Redação Publicado em 02/06/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
RM, líder do BTS, em photo sketch para o álbum 'Indigo' - Divulgação/ Big Hit Music
RM, líder do BTS, em photo sketch para o álbum 'Indigo' - Divulgação/ Big Hit Music

Dentro da indústria musical, é extremamente comum que os cantores apresentem músicas que foram compostas e produzidas por produtores e compositores especializados no assunto, ou seja, profissionais que trabalham especificamente com isso, sem necessariamente subir em um palco.

No k-pop, isso não é diferente. Até os dias atuais, muitas empresas decidem manter um controle rígido na produção de seus grupos, e contratam os melhores profissionais da indústria para criarem músicas que se encaixem perfeitamente nos conceitos propostos para os artistas, sem dar muita liberdade para os idols.

Contudo, com o passar dos anos, esse cenário tem mudado cada vez mais e, atualmente, tem se tornado mais comum encontrar grupos onde os integrantes são livres para participar da produção e composição de suas próprias músicas — como o Stray Kids e o SEVENTEEN, por exemplo.

Além disso, também tem se normalizado encontrar idols que, além de trabalhar nas músicas de seus próprios grupos, também tem realizado produções para outros artistas. RM, líder do BTS, é um grande exemplo, sendo responsável por participar da produção de músicas para outras formações desde antes do seu debut.

Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista incrível com cinco outros idols de k-pop que também produzem músicas para outros grupos. Confira!

1. Belle — KISS OF LIFE

Concept photo de Belle, do KISS OF LIFE, para o álbum 'Midas Touch'
Concept photo de Belle, do KISS OF LIFE, para o álbum 'Midas Touch' / Crédito: Divulgação/S2 Entertaiment

Antes de debutar como main vocal do KISS OF LIFE, Belle trabalhou na composição de uma série de músicas para outros artistas, como “Find You”, do PURPLE KISS; “Softly” e “Charging” de Miyeon, do (G)I-DLE, e “UNFORGIVEN”, do LE SSERAFIM, faixa pelo qual recebeu o prêmio “Proud Korean Grand Prize” na categoria compositor no Korea Best Brand Awards 2023, apenas 10 dias após seu debut.


2. Young K — DAY6

Concept photo de Young K, do DAY6, para o álbum 'FOUREVER'
Concept photo de Young K, do DAY6, para o álbum 'FOUREVER' / Crédito: Divulgação/JYP Entertainment

Além de participar da produção e composição de muitas músicas para o DAY6, sua carreira solo, ou até mesmo atividades como solistas de seus integrantes, Young K também é conhecido por ter trabalhado em diferentes músicas de outros artistas, dentro e fora da JYP Entertainment. Entre elas, podemos citar “Beggin On My Knees”, do GOT7; “Good Enough”, do Xdinary Heroes; “Lemon Black Tea”, da Jo Yuri; “Seoul (Such a Beautiful City)”, do H1-KEY; e sua mais recente participação, “Run for Roses”, do NMIXX.


3. EXY — WJSN

Concept photo de EXY, do WJSN, para o álbum 'Sequence'
Concept photo de EXY, do WJSN, para o álbum 'Sequence' / Crédito: Divulgação/Starship Entertainment

EXY, líder do WJSN (também conhecido como Cosmic Girls), é a principal produtora das músicas de seu grupo. No entanto, a idol também já foi creditada nas canções de inúmeros outros artistas, dentro e fora da Starship Entertainment. É possível encontrar o nome de EXY nos créditos de faixas como “Prism”, do THE BOYZ; “A to Z”, “Bad Habits” e “My Turn”, do CRAVITY; “Lullaby” e “Seasons”, do DAWN; além de “Lips” e “HEYA”, mais recente title track do IVE.


4. Jonghyun — SHINee

Jonghyun
Concept photo de Jonghyun, do SHINee, para o álbum '1 of 1' / Crédito: Divulgação/SM Entertainment

Jonghyun também já foi creditado em diferentes músicas do SHINee e de seus projetos solo e dos outros integrantes, como “Juliette”, “Alarm Clock”, “View” e “Already”, de Taemin. Porém, o idol também já produziu faixas para alguns outros artistas, incluindo amigos próximos, como “Breathe”, de Lee Hi; “A Gloomy Clock” de IU; e “Playboy”, do EXO.


5. Soyeon — (G)I-DLE

Concept photo de Soyeon, do (G)I-DLE, para o álbum '2'
Concept photo de Soyeon, do (G)I-DLE, para o álbum '2' / Crédito: Divulgação/Cube Entertainment

Desde o debut do (G)I-DLE, Jeon Soyeon, líder do grupo, foi produtora em todas as title tracks. Além de produzir todas as principais faixas de sua formação, a idol também é creditada em faixas como “No”, do CLC; “I Wanna Be” de Key, do SHINee; “Dessert” de HYO, do Girls’ Generation; “Wow Thing”, em colaboração com Seulgi (Red Velvet), Chungha e SinB (GFRIEND/VIVIZ); entre outras.