Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Além de Mickey: 5 personagens da Disney que ganharão versões em filmes de terror

Descubra quais são os personagens da Disney que, assim como Mickey Mouse, ganharão versões sombrias em futuros filmes de terror

Cena do curta 'Steamboat Willie' (1928) - Reprodução/Disney
Cena do curta 'Steamboat Willie' (1928) - Reprodução/Disney

A Disney se tornou responsável por popularizar nas telonas diversos personagens de contos de fadas, trazendo versões inspiradoras dessas figuras em histórias repletas de magia, assim como, apresentou personagens únicos que marcaram a história do estúdio, como Mickey Mouse, que se tornou um dos símbolos da empresa co-fundada por Walt Disney.

Ainda assim, muitos desses fofos personagens têm sido transformados em criaturas bizarras de filmes de terror, como acontece com o próprio Mickey, que foi transformado em um assassino nas tramas de “Mickey’s Mouse Trap” (Ratoeira do Mickey, em tradução livre) e “Mickey vs. Winnie”, filmes independentes que ainda não têm data para estrear.

Isso acontece, pois, em 1º de janeiro deste ano, a versão do Mickey vista em “Steamboat Willie”, de 1928, entrou em domínio público nos Estados Unidos, visto que lá, a legislação defende que a proteção seja encerrada 95 anos após registrada.

A partir de então, qualquer um pode reproduzir, distribuir, adaptar ou publicar conteúdos com a versão em preto e branco do rato mais famoso do mundo sem pagar nada!

Mais que isso, outros personagens que se tornaram amplamente adorados por diversas gerações de crianças ao ganharem versões na Disney também ganharão versões sombrias em longas-metragens de terror, visto que suas obras originais já estão prestes a completar um século de lançamento.

Pensando nisso, a RECREIO reuniu 5 delas na lista abaixo [lembrando que nenhum dos filmes abaixo é recomendado para crianças por conterem cenas sensíveis]; confira:

1. Ursinho Pooh

Ursinho Pooh
Cena da animação 'O Ursinho Pooh' (2011) /Crédito: Reprodução / Disney+

“Winnie The Pooh”, de A.A. Milne, foi lançado em 1926 e em 1961 a Disney obteve os direitos da história, fazendo com que as adoráveis figuras surgissem em filmes animados e séries televisivas, por meio do selo do estúdio.

No entanto, em 1º de janeiro de 2022 passou a ter domínio público e neste mesmo ano, foi confirmado que os personagens centrais da história do autor inglês estralariam o slasher ‘Ursinho Pooh: Sangue e Mel’, produzido pela Jagged Edge Productions e ITN Studios.

Escrito e dirigido por Rhys Frake-Waterfield o filme estreou em 2023 e em 26 de março de 2024 ganhou a sua primeira sequência onde Ursinho Pooh, Leitão, Corujão e Tigrão são apresentados como assassinos sanguinolentos. A narrativa já tem um terceiro longa-metragem confirmado.


2. Ariel

Ariel
Cena da animação 'A Pequena Sereia' (1989) /Crédito: Reprodução/Disney

A animação que traz Ariel como a princesa sereia que deseja viver entre os humanos foi desenvolvida pela Disney por meio de ‘A Pequena Sereia’, conto de Hans Christian Andersen, lançado pelo estúdio em 1989, visto que a história já estava em domínio público na época, visto que foi publicada em 1837.

Mas além da Disney, outro estúdio também aproveitou a liberdade para adaptar a trama de Ariel: a MSR Media International, que apresentará a sereia de forma distante a do romance e da animação, visto que na trama ela é uma grande ameaça aos humanos.

A sinopse diz: "Dr. Eric Prince, um arqueólogo, faz uma descoberta dramática em uma pequena ilha caribenha - encontra a prova de uma sociedade pré-histórica antiga e avançada. Enquanto sua escavação está em andamento, ele conhece a misteriosa e bela Aurora Bey e se apaixona. Sua chegada coincide com vários avistamentos de sereias e estranhos desaparecimentos. 

Quando o amigo e mentor de Eric, Dr. Ashley, chega na ilha, Ashley descobre a verdadeira identidade de Aurora e os perigos do mal escondido dentro do local de escavação. Eric atenderá ao conselho de seu amigo, ou será cegado pelo amor e pelo poder da sereia, permitindo que o mundo caia nas mãos do mal?".

O longa, que será comandado pelo cineasta Leigh Scott e estrelado por Lydia Helen, Mike Markoff e Jeff Denton, ainda não possui data de estreia.


3. Cinderela

Cena da animação 'Cinderela' (1950)
Cena da animação 'Cinderela' (1950) /Crédito:Reprodução/Disney

Nem a princesa favorita de Walt Disney escapou das versões macabras! A versão de Cinderela apresentada pela Casa do Mickey é uma adaptação do romance escrito pelo autor Charles Perrault, publicada em 1697, sendo assim, também é outro título que pode ser reproduzido sem a necessidade de uma autorização jurídica.

Dessa forma, a princesa poderá ser vista em “Cinderella’s Curse” (A Maldição da Cinderela, em tradução livre), adaptação da ChampDog Films que trará a personagem em uma versão vingativa, visto que, após sofrer nas mãos de suas meias-irmãs e de sua madrasta, ela pedirá um desejo sombrio a sua fada madrinha a fim de que possa se livrar de todos que algum dia lhe fizeram mal.

A trama estreia em 20 de junho de 2024 nos cinemas dos EUA, mas não é recomendada para menores de 17 anos, que caso queiram assistir, devem ir acompanhados dos pais. 


4. Peter Pan

Peter Pan
Cena de 'Peter Pan' (1953) /Crédito:Reprodução/ Disney

Assim como Mickey Mouse, Peter Pan deixou de pertencer apenas a Disney este ano, assim, o menino que não quer crescer estrelará o longa-metragem “Peter Pan’s Neverland Nightmare”, visto que, no início deste ano, a versão teatral da figura criada por J.M. Barrie entrou no domínio público nos Estados Unidos, já que, apesar de ter sido lançada em 1904, o roteiro da peça não foi 'publicado' para propósitos de direitos autorais até 1928.

"Peter Pan’s Neverland Nightmare" ('O pesadelo de Peter Pan na Terra do Nunca', em tradução literal), deve ter as filmagens iniciadas este mês para acompanhar Wendy enquanto ela procura por seu irmão, Michael, sequestrado por uma versão extremamente perversa de Peter Pan.

Com direção de Scott Jeffrey, o longa-metragem faz parte de um universo compartilhado iniciado em ‘Ursinho Pooh: Sangue e Mel’, e deve chegar nos cinemas em outubro deste ano, apresentando Megan Placito, como Wendy Darling; Kit Green, como Sininho; Peter DeSouza-Feighoney, como Michael Darling e Charity Kase como James.


5. Bambi

Bambi
Cena da animação 'Bambi' (1942) /Crédito: Reprodução/Disney

“Bambi: The Reckoning” é o título do filme que também pertencerá ao universo de ‘Ursinho Pooh: Sangue e Mel’ e acompanhará Xana (Roxanne McKee) e seu filho Benji (Tom Mulheron), após se envolverem em um acidente de carro e começarem a ser caçados pela cruel máquina de matar: Bambi, conforme revela a sinopse.

O filme ainda não tem data de estreia confirmada, ainda assim, a adaptação se tornou possível visto que a versão de Bambi de Felix Saten, caiu em domínio público em 2022, assim como o Ursinho Pooh.