Recreio

Além de 'Avatar': Quais são os filmes com as maiores bilheterias do mundo?

Confira quais são os filmes que possuem as maiores arrecadações de bilheteria na história do cinema

Daniela Bazi Publicado em 09/05/2022, às 18h56

Neytiri e Jake Sully personagens de "Avatar" - Divulgação/ 20th Century Fox
Neytiri e Jake Sully personagens de "Avatar" - Divulgação/ 20th Century Fox

Nessa segunda-feira, 9, a 20th Century Studios finalmente divulgou o aguardado trailer para "Avatar: O Caminho da Água", filme que dará sequência a franquia mais lucrativa de toda a história do cinema. Confira!

Dirigido por James Cameron, o filme lançado em 2009 foi responsável por revolucionar o cinema graças aos seus efeitos especiais extremamente avançados e de tirar o fôlego. Unindo os números da época de estreia, e do relançamento feito na China em março de 2021, “Avatar” ocupa o primeiro lugar na lista de maiores bilheterias da história, com mais de 2,8 bilhões de dólares.

Mas, você sabe quais são os outros filmes que fazem parte da lista de maiores bilheterias do cinema? A gente te conta. Confira!

2º lugar: “Vingadores: Ultimato” (2019), com 2,797 bilhões de dólares

Com apenas cinco dias de lançamento, “Ultimato” conseguiu ultrapassar o número de 1 bilhão de dólares em bilheteria. O filme responsável por finalizar a Fase 3 do MCU conquistou o topo das maiores bilheterias da história após 13 semanas de exibição, no entanto, perdeu o posto após o relançamento de “Avatar” e hoje ocupa a segunda posição.

3º lugar: Titanic (1997), com 2,201 bilhões de dólares

Também dirigido por James Cameron, “Titanic” ocupou o topo da lista de 1997 até 2009, quando “Avatar” foi lançado. Além disso, segundo a Forbes, o filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet foi o primeiro longa da história a ultrapassar a marca de um bilhão de dólares em bilheteria mundial. Além disso, o filme também é recordista de indicações ao Oscar, onde concorreu em 14 categorias, levando 11 para casa.

4º lugar: Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015), com 2,069 bilhões de dólares

“O Despertar da Força” foi o primeiro filme da franquia Star Wars a ser lançado sob comando da Disney. O longa dirigido por J.J. Abrams conseguiu arrecadar um bilhão em bilheteria após apenas 12 dias, sendo o terceiro filme mais rápido da história a conquistar o fato. Além disso, a produção também contém a maior arrecadação do universo de Luke Skywalker.

5º lugar: Vingadores: Guerra Infinita (2018), com 2,048 bilhões de dólares

Considerado na época como um dos filmes mais intensos do MCU graças aos seus efeitos visuais impecáveis, “Guerra Infinita” foi o sexto longa da Marvel a conseguir ultrapassar um bilhão em bilheteria, além de ser a maior arrecadação do ano de 2018.

6º lugar: Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), com 1,832 bilhão de dólares

“Sem Volta Para Casa” foi um dos filmes mais aguardados pelos fãs da Marvel devido aos rumores sobre a presença dos três atores responsáveis por interpretar o Homem-Aranha nas telonas: Tom Holland, Tobey Maguire e Andrew Garfield.

7º lugar: Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), com 1,67 bilhão de dólares

“O Mundo dos Dinossauros” foi o filme responsável por dar início a nova franquia de Jurassic Park, e é até hoje o que mais arrecadou em bilheteria. O terceiro e último longa da trilogia de Jurassic World, “Jurassic World: Domínio”, tem lançamento marcado para o dia 10 de junho de 2022.

8º lugar: O Rei Leão (2019), com 1,662 bilhão de dólares

O live-action de uma das animações mais clássicas da Disney foi responsável por ser a segunda maior bilheteria de 2019, ficando atrás somente de “Vingadores: Ultimato”. Apesar de sofrer com fortes comparações ao filme original, o longa impressionou a todos com seus efeitos especiais e alta tecnologia.

9º lugar: Os Vingadores (2012), com 1,518 bilhão

O filme de 2012 foi o responsável por apresentar a franquia de “Vingadores” ao cinema mundial, estreando em mais de 4.349 salas de cinema ao redor do mundo, segundo a Forbes. Apenas no Brasil, o filme acumulou aproximadamente 64 milhões de dólares.  

10º lugar: Velozes & Furiosos 7 (2015), com 1,515 bilhão de dólares

O sétimo filme da franquia de “Velozes & Furiosos” marcou a despedida do ator Paul Walker, que faleceu em novembro de 2013 e não teve a oportunidade de terminar as gravações do longa. Para não retira-lo da produção sem maiores explicações, e dar um fim digno ao personagem, a equipe utilizou inúmeras técnicas tecnológicas para inclui-lo, além de contar com a participação de seu irmão, Cody Walker, como uma espécie de dublê.