Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Afinal, quem é Jane Foster, a Poderosa Thor?

Descubra a origem da personagem que será apresentada como a Poderosa Thor em “Thor: Amor e Trovão”

Izabela Queiroz Publicado em 05/07/2022, às 18h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jane Foster, a poderosa Thor - Divulgação/ Marvel Studios
Jane Foster, a poderosa Thor - Divulgação/ Marvel Studios

Circulem seus calendários pois a contagem regressiva para a estreia de “Thor: Amor e Trovão” tem os dias contados, visto que o filme deve entrar em cartaz nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, 7, abordando não só os conflitos do Deus do Trovão, mas também, inserindo Jane Foster como a nova e poderosa Thor. Confira o trailer!

A personagem que foi inclusa no Universo Cinematográfico Marvel através de “Thor” (2011), surgiu como uma brilhante cientista, que nos primeiros momentos se tornou responsável por ajudar Thor após ser exilado para a terra por Odin, mas que posteriormente se tornou seu principal interesse amoroso.

No entanto, seu destino não era esse, visto que após seguir caminhos diferentes aos do argadiano, Jane sofreu uma enorme reviravolta em sua trajetória ao mostrar ser digna de empunhar Mjonir, o martelo do Deus do Trovão que havia sido destruído por Hela em “Thor: Ragnarok” (2017), transformando-se assim, em uma super heroína.

Pensando nisso, para que você possa entender a origem da personagem antes de ir aos cinemas descobrir como ela possou a ser a nova Deusa do Trovão, separamos abaixo todos os detalhes da história de Jane Foster. Confira!

A criação

Jane Foster foi criada por Stan Lee e seu irmão, Larry Lieber, enquanto seu visual clássico ficava sob os rascunhos de Jack Kirby. A personagem foi inclusa nas comics da Marvel em setembro de 1962 através da edição 84 de ‘Journey Into Mystery’, apenas um mês depois da mesma HQ apresentar Thor no volume 83.

Sua origem

Descrita como uma brilhante enfermeira, Jane compartilhava o dia a dia no trabalho com o Doutor Donald Blake, homem que detinha Thor como seu álter ego. Em certo momento, a jovem acaba se apaixonando pelo médico e por sua segunda personalidade, fazendo com que vivam um breve romance.

Apesar de Thor sempre salvá-la dos perigos que os vilões a faziam enfrentar, a história do casal não obteve o aclamado "felizes para sempre", visto que acabaram seguindo caminhos diferentes, resultando com que Jane se cassasse com outro médico, o Dr. Keith Kincaid.

Jane seguiu carreira na medicina, e passou a auxiliar os membros da comunidade heroica. Mas, apesar do sucesso no trabalho, novamente sua vida amorosa não obteve um final feliz, pois acabou se separando de Keith e perdendo a guarda de Jimmy Kincaid, o filho fruto do matrimônio.

No entanto, seu destino sofreu uma enorme reviravolta após a descoberta não só da morte de seu ex-marido e de seu filho em um acidente, mas também, de que ela havia desenvolvido câncer de mama.

A poderosa Thor

Jane Foster
Jane Foster / Crédito: Divulgação/Marvel Comics

Após Thor ser considerado indigno de Mjolnir durante a minissérie ‘Pecado Original’, Jane acaba encontrando o mágico martelo e, para sua grata surpresa, se prova digna de empunhá-lo, passando assim a ser a poderosa Thor.

Se tornando uma super heroína, Jane batalhou tanto por Midgard quanto pelos Dez Reinos, mas isso não fez com que Odin, pai de Thor, a aceitasse — muito pelo contrário. O poderoso Deus rejeitava e odiava sua presença.

Ainda assim, mesmo possuindo incríveis poderes, a guerreira, que continuava a lutar pelos asgardianos, persistia em sofrer com o câncer, e sempre que voltava a sua forma humana, os sintomas da doença acabavam avançando cada vez mais.

Como resultado, ela acabou perdendo sua vida após seu câncer não suportar a sua última batalha na Guerra dos Reinos, onde ela fundiu o espírito do vilão Mangog ao martelo e o atirou no sol, para ele finalmente fosse derrotado.

Uma segunda chance

Apesar de sua morte, esse não foi o seu fim. Após seu sacrifício, Odin e Thor resolveram dar mais uma chance a Jane, a trazendo de volta a vida. Mas, retornando como uma mera mortal, a heroína teve que passar por todo o processo de quimioterapia para curar seu câncer.

Novo título

Vale lembrar que,Foster lutou como a poderosa Thor mais uma vez para refrear a invasão de Malekith, no entanto, não houveram mais situações em que ela pudesse empunhar o magico Mjolnir, visto que o vilão havia matado todas as Valquírias, fazendo com que ela assumisse o título após receber o pedido do espírito de Brunnhilde.

Como uma nova Valquíria, Foster batalhou para levar as almas dos caídos até Valhalla e posteriormente ganhou sua própria arma, o Undrjarn, um bracelete criado a partir de pedaços do Mjolnir do Universo Ultimate, que tem o poder de se transformar em qualquer coisa.

Jane Foster, Valquíria
Jane Foster como Valquiria na capa da HQ "Valquíria Jane Foster Volume 1" / Crédito: Divulgação/Marvel Comics

O poder de Jane

Como a Poderosa Thor, Jane consegue controlar as forças da natureza, especialmente raios e trovões, além de deter capacidades físicas sobre humanas e manipular energia, os mesmos poderes vistos no Deus do Trovão.

No entanto, diferentemente de Thor, Foster podia abrir portais e também possuía o dom de se comunicar com Mjolnir e liberar novos poderes não vistos nas mãos do filho de Odin.

Ainda assim, como Valquíria, ela possui características físicas asgardianas, além de poder voar usando asas artificiais, deter superforça e super visão, e perceber a proximidade da morte.