Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

10 anos de Valente: Conheça 5 curiosidades sobre a animação da primeira princesa da Pixar

Há exatos 10 anos, estreava a história de Mérida, a princesa escocesa da Disney e Pixar

Daniela Bazi Publicado em 22/06/2021, às 19h03 - Atualizado em 17/07/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da animação Valente (2012) - Divulgação/Pixar
Imagem promocional da animação Valente (2012) - Divulgação/Pixar

Há exatos 10 anos, a Disney e Pixar lançava Valente, um filme que trazia a história de uma nova princesa bem diferente daquilo que estávamos acostumados a acompanhar. Mérida, foi a primeira princesa da Disney que não contou com um interesse amoroso em sua trama, sendo também a primeira animação da Pixar onde uma garota era a protagonista.

Celebre esta data tão especial com 5 curiosidades sobre a animação!

1. A língua de MacGuffin realmente existe

Muita gente acredita que, quando MacGuffin começa a falar, ele não está falando coisas com sentido — mas eles estão completamente errados! Na realidade, o personagem está se comunicando com um dialeto escocês real chamado “dórico”. Segundo o site MentalFloss, a ideia foi sugerida pelo ator Kevin McKidd, que é da Escócia, e escutava seu avô falar no dialeto quando era mais novo.


2. Tour pela Escócia

Como já é de costume na Disney, a equipe de produção de Valente decidiu viajar para a Escócia com o intuito de estudar o país e trazer mais realidade para o filme. Enquanto estavam lá, eles visitaram castelos antigos, coletaram informações sobre a fauna e a flora, e até fizeram anotações sobre como a luz do sol era refletida em paredes de pedra durante o dia. Tudo para que o filme saísse nada menos que perfeito!


3. Valente na neve?

Inicialmente, os roteiristas pretendiam que boa parte do filme acontecesse durante a neve, como resultado de um feitiço feito pela bruxa que afetou todo o reino de DunBroch. Porém, os profissionais decidiram mudar de ideia para que conseguissem mostrar de forma mais clara todas as belezas das paisagens escocesas.

valente
Cena da animação Valente (2012) / Crédito: Divulgação/Disney/Pixar

4. Tecnologia especial para o cabelo

Durante a produção do filme, a Disney precisou criar um sistema novo apenas para conseguir animar o cabelo de Mérida que possui cerca de 1.500 cachos da forma mais realista possível, já que o antigo não era bom o suficiente para aquilo que eles queriam. O nome do programa se chama Taz, como uma querida homenagem ao clássico personagem de Looney Tunes.


5. Castelo feito do zero

Apesar de ter sido inspirado no castelo de Eilean Donan, que existe de verdade em uma ilha no oeste da Escócia, o palácio de DunBroch foi criado completamente do zero! A equipe de animação criou tudo através de modelos 3D feitos no computador, desde a arquitetura da construção até as tapeçarias e os musgos presentes nas paredes.

valente
Cena da animação Valente (2012) / Crédito: Divulgação/Disney/Pixar

O desenhista de produção Steve Pilcher disse ao site oficial da Pixar que “Não queríamos que o castelo fosse novo. De jeito nenhum! Queríamos que estivesse lá há algumas centenas de anos antes de o filme acontecer”.