Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 filmes da Disney que não são de terror, mas têm cenas assustadoras

Descubra quais são 5 das cenas mais assustadoras das animações produzidas pelos estúdios Disney

Úrsula, em cena de ‘A Pequena Sereia’ - Reprodução/ Disney
Úrsula, em cena de ‘A Pequena Sereia’ - Reprodução/ Disney

Fazendo animações há mais de um século, a Disney, estúdio fundado por Walt e Roy Disney em 1923, é aclamada por suas histórias inspiradoras, que transmitem lições valiosas ao público por meio de narrativas onde os personagens superam inúmeras adversidades enquanto perseguem seus desejos, e como resultado, após grande esforço, encontram seus aguardados finais felizes.

Ainda assim, drama e superação não são os únicos elementos presentes nos filmes do selo, visto que é comum que muitos deles contenham cenas capazes de causar arrepios. Pensando nisso, a RECREIO reuniu 5 filmes da Disney que não são de terror, mas tem cenas assustadoras; confira!

1. A Pequena Sereia

Baseado no conto homônimo de Hans Christian Andersen, ‘A Pequena Sereia’ chegou ao catálogo de animações da Disney em 1989 para apresentar a história de Ariel, princesa de Atlântida que tinha o sonho de viver na superfície com os humanos, e que, para realizá-lo, acaba fazendo um trato com a malvada bruxa do mar, Úrsula.

No fim do filme, Úrsula consegue o que tanto quer: ser a Rainha dos Sete Mares e tenta matar Ariel enquanto explora os poderes que adquiriu após empunhar o tridente do rei Tritão, ficando gigantesca e dando vida a uma tempestade ameaçadora. A cena é horripilante e fica ainda pior quando Eric, o par romântico de Ariel, empala Úrsula, pelo ventre, e os poderes do tridente se voltam contra ela, que é eletrocutada até a morte. 

2. A Princesa e O Sapo

Quando o príncipe Naveen chega a Nova Orleans, o Dr. Facilier, de ‘A Princesa e O Sapo’ encontra o pote de ouro no fim do arco-íris ao avistar a oportunidade de estabelecer um acordo com o jovem nobre e tirar vantagem da situação.

Assim, para convencer o príncipe a aceitar o trato, ele mostra suas habilidades como bruxo adepto ao vudu enquanto canta e revela que precisa pagar uma dívida que adquiriu com os “Amigos do outro lado”. Relembre!

3. Branca de Neve e os Sete Anões

Em ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ também há diversas cenas capazes de arrepiar. Uma delas é a transformação da Rainha Má em uma bruxa idosa, cheia de rugas e verrugas, isso porque a cena mistura feitiços, uma trilha sonora afiada e diversos efeitos visuais e auditivos, como sombras, raios e trovões e as risadas maldosas da personagem para mostrar seu disfarce sombrio.

4. Dumbo

O pequeno elefante que tinha orelhas gigantes e podia voar também não fica de fora da lista. Em ‘Dumbo’, o personagem que dá título a história acaba ficando bêbado após beber um barril de Whisky, e como resultado, tem alucinações estranhas, onde vê elefantes coloridos que ganham formas diversas enquanto uma música perturbadora toca ao fundo.

5. Fantasia (1940)

Em 1940, a Disney lançou ‘Fantasia’ onde apresentou um dos vilões mais temíveis do estúdio, Chernabog. A aparição do antagonista é feita da seguinte forma: ele surge em meio a um fogaréu e arremessa almas as chamas enquanto uma trilha sonora horripilante surge ao fundo — impossível não sentir medo!