Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica

5 fatos sobre a Turma da Mônica que você precisa conhecer

Descubra algumas curiosidades sobre a Turma da Mônica que talvez você não sabia mas vai amar conhecer

Redação Publicado em 30/12/2021, às 16h30 - Atualizado em 13/08/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da Turma da Mônica - Divulgação/Maurício de Sousa Produções
Imagem promocional da Turma da Mônica - Divulgação/Maurício de Sousa Produções

Os quadrinhos da Turma da Mônica são responsáveis por fazer parte da infância de muitas pessoas ao redor do Brasil, ultrapassando gerações e unindo famílias que acompanham juntos as criações feitas por Mauricio de Sousa. Você também faz parte dos admiradores de Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e companhia, confira agora 5 curiosidades que talvez você não sabia sobre a turminha mais amada do País.

1. Mônica internacional

Apenas o Brasil se tornou pequeno para a Turma. Atualmente, os produtos licenciados e os gibis estão presentes em aproximadamente 40 países, e com as histórias traduzidas para 14 idiomas. Em países que falam inglês, por exemplo, ela é conhecida como Monica’s Gang, na Itália como La Banda di Monica, na Alemanha como Fratz & Freunde e na Indonésia como Monika dan kawan kawan.

2. Vendas extraordinárias

Que Turma da Mônica realmente é um sucesso ninguém pode negar. Porém, mesmo tendo noção de toda sua fama, os números alcançados pela galera do Limoeiro ainda surpreendem qualquer um, como, por exemplo, o de suas vendas. Desde 1970, já foram vendidos mais de 1 bilhão de gibis somando dentro e fora do Brasil. Chocante, né?

3. Sansão amarelo

O clássico coelho azul de Mônica, Sansão, nem sempre teve a cor no qual ficou popular. Durante os primeiros quadrinhos o personagem, na verdade, era amarelo, mas acabou mudando com o passar do tempo.

4. Turma do Bidu e do Franjinha

Diferente do que muitos pensam, a história da Turma da Mônica não começa pela Mônica, e sim por Bidu e Franjinha. Eles foram criados como uma representação da infância de Maurício, que também tinha um cãozinho parecido com Bidu e que se chamava Cuíca.

5. Surgimento da Mônica

Até a Mônica finalmente aparecer nas histórias levou um certo tempo. Antes dela, ainda vieram Franjinha, Bidu, Penadinho, Horácio, Piteco, Hiroshi, Zézinho e Cebolinha. A personagem veio surgir somente após críticas do público de que faltavam meninas na história. Sendo assim, ela foi criada e aparecia somente de forma secundária dentro dos quadrinhos de Cebolinha.