Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 curiosidades inesperadas sobre as animações da Disney

Conheça alguns fatos que talvez você nem imaginava sobre as clássicas animações da Disney

Redação Publicado em 17/06/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de A Bela Adormecida (1959) - Divulgação/Disney
Cena de A Bela Adormecida (1959) - Divulgação/Disney

Com mais de 60 animações em longa-metragem, além de inúmeros curtas que marcaram a história do cinema, o mundo das produções Disney é um dos mais bem sucedidos no mundo do entretenimento, possuindo filmes responsáveis por marcar a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Se você também é fã dessas clássicas animações, confira abaixo algumas curiosidades que talvez você não sabia!

1. Pinóquio só fracassou nas bilheterias devido a Segunda Guerra Mundial

Pinóquio foi lançado no ano de 1940 e, na época, foi um fracasso em bilheteria. Além do filme ter sido bem caro para ser realizado, a Europa, que era o local em que a Disney mais faturava dinheiro com suas animações, já estava no meio da Segunda Guerra Mundial, o que afetou bastante na arrecadação final.

2. “Let It Go”, de Frozen, quebrou a seca da Disney no Oscar de “Melhor Canção Original”

Por 15 anos, a Disney ficou sem receber o prêmio de “Melhor Canção Original” na premiação do Oscar, sendo o período mais longo em que o estúdio não venceu a premiação. A seca só acabou em 2014, quando “Let It Go”, de Frozen, levou a tão sonhada estatueta. O último vencedor havia sido "You'll Be In My Heart", de Tarzan, em 1999.

3. O primeiro filme da Disney a ser lançado em VHS foi A Pequena Sereia

Hoje em dia é extremamente comum os filmes da Disney serem lançados na plataforma de streaming apenas alguns dias após o seu lançamento nos cinemas — isso quando as produções não são lançadas diretamente no serviço. No entanto, a primeira animação que foi disponibilizada para ser assistida em casa foi A Pequena Sereia, em 1990, através do modelo de fitas VHS.

4. A Bela Adormecida só se tornou um sucesso após o seu terceiro relançamento

É praticamente impossível encontrar alguém nos dias de hoje que não conheça a clássica história de A Bela Adormecida. Mas, você sabia que, na época de seu lançamento, ele foi um fracasso? A animação foi um dos projetos mais caros e mais demorados do estúdio na época, e acabou não dando o resultado esperado — tanto que a Disney demorou 30 anos para voltar a fazer um filme de princesa. O reconhecimento só veio após o seu terceiro relançamento nos cinemas, em 1986.

5. A primeira sequência de uma animação da Disney a chegar aos cinemas foi Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus, em 1990

Quem não ama uma boa sequência, não é mesmo? Hoje, a Disney é conhecida por possuir algumas icônicas continuações de filmes, mas a primeira a ser lançada nos cinemas foi apenas em 1990, com o filme Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus.