Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica

5 coisas que você provavelmente não prestou atenção em Turma da Mônica

Céu multicolorido? Dedos nos pés? Descubra detalhes que podem ter passado despercebidos em Turma da Mônica

Izabela Queiroz Publicado em 18/08/2022, às 16h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Magali, Cascão, Mônica, Cebolinha e Bidu, personagens de Turma da Mônica - Reprodução/ Mauricio de Sousa Produções
Magali, Cascão, Mônica, Cebolinha e Bidu, personagens de Turma da Mônica - Reprodução/ Mauricio de Sousa Produções

Há mais de 60 anos as tirinhas da Turma da Mônica acompanham as mais diversas gerações de brasileiros em momentos de aprendizado e diversão, mas, apesar das histórias e personagens criados por Mauricio de Sousa, já serem considerados parte do nosso patrimônio cultural, é possível que alguns detalhes que envolvem a trama dessas icônicas figuras tenham passado despercebidos entre as folhas dos gibis.

Pensando nisso, a Recreio Digital separou 5 coisas que você provavelmente não prestou atenção em Turma da Mônica. Confira!

1. Multicolorido

As cores são parte essencial dos quadrinhos da Turma. Seja no vermelho do vestido da Mônica, ou no verde da blusa do Cebolinha, é notável que os tons deixam as histórias mais divertidas e ajudam na identificação dos personagens. Mas, já reparou que o céu não tem um tom único nos gibis? 

Em cada quadro de uma mesma sequência, o céu aparece com uma cor diferente, e o motivo é simples: como as histórias são desenvolvidas para crianças, os diversos tons ajudam os pequenos a perceber cada quadrinho mais facilmente.

Tirinha Turma da Mônica
Tirinha de 'Turma da Mônica'. Crédito/Reprodução/ Mauricio de Sousa Produções


2. Sem ponto final

As vezes o assunto se encerra e nada melhor que colocar um ponto final pra identificar isso, não é mesmo? Bom, o Mauricio de Sousa parece discordar, visto que nenhum balão de diálogo tem as frases encerradas com um ponto final, onde todos acabam sempre com interrogações, exclamações ou reticências.

Tirinha Turma da Mônica
Tirinha 'Turma da Mônica'. Crédito/Reprodução/ Mauricio de Sousa Produções


3. O diferentão

Além de trocar o R pelo L e executar planos infalíveis, há ainda uma outra característica que faz com que Cebolinha se destaque entre os demais — o personagem é o único da Turma principal que usa sapatos! O fato já foi explicado pro Mauricio de Sousa, que contou que assim como Franjinha, Cebolinha utiliza sapatos, pois, na época em que foram criados, o ilustrador tinha mais tempo para investir nos detalhes.

Quando criei o Cebolinha ainda tinha tempo para desenhar detalhes”, contou Mauricio em entrevista ao jornal O Globo. “Quem nasceu sem sapato, ficou sem, porque não dava tempo e eu não tinha uma equipe como hoje. Agora daria até para desenhar todo mundo de salto alto”.
Turma da Mônica
Tuma da Mônica. Crédito/Reprodução/ Mauricio de Sousa Produções


4. Pés no chão

Ainda falando sobre os pés, já reparou que Chico Bento tem dedos? O motivo segue o mesmo que o do Cebolinha, o personagem surgiu na época em que ainda se tinha tempo para se dedicar aos pequenos detalhes. Além disso, Mauricio de Sousa queria reforçar a ideia que Chico Bento é um menino da roça, assim, os pés no chão, sempre em contato com a natureza, foram a forma perfeita de representar isso.

Chico Bento
Chico Bento. Crédito/Reprodução/ Mauricio de Sousa Produções


5. Sem engordar

A personagem que ama Melancia, aparece sempre mastigando algo, no entanto, seu peso nunca muda. Como Magali come tanto sem engordar? Para essa, não há explicações.

Magali
Magali. Crédito/Reprodução/ Mauricio de Sousa Produções