Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 animações que não são da Disney e você precisa assistir

Além dos clássicos filmes da Walt Disney, outros estúdios também produziram grandes filmes animados que você com certeza vai amar. Confira!

Daniela Bazi Publicado em 20/08/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação Anastásia (1997) - Divulgação/Fox Animation Studios
Cena da animação Anastásia (1997) - Divulgação/Fox Animation Studios

A Disney é responsável por produzir algumas das animações mais memoráveis de todos os tempos, colecionando recordes de bilheteria ao longo de sua história. Porém, também existem outros filmes animados que não fazem parte do grandioso estúdio, e conseguem ser tão incríveis quanto as criadas por Walt Disney.

Conheça agora 5 animações que não são da Disney e você precisa assistir!

1. Anastásia (1997) — Fox Animation Studios

Desde seu lançamento, Anastásia foi eleita pela crítica como a melhor animação fora da Disney já lançada. O filme conta a história da princesa Anastásia, da Rússia, que fugiu junto de sua avó após o palácio imperial ser atacado por rebeldes, onde acaba batendo a cabeça e perdendo a memória enquanto tentava escapar.

Desde então, todo o país passou a procurar pela princesa desaparecida em busca da recompensa oferecida pela grã-duquesa. Para isso, inúmeras impostoras ao passar dos anos já foram ao encontro da avó, porém, o que dois russos menos esperavam e que eles estariam mais próximos da verdadeira princesa do que poderiam imaginar.


2. Spirit: O Corcel Indomado (2002) — DreamWorks Animation

Diferente das animações comuns, os animais de Spirit não falam, com o intuito de deixar a trama o mais real possível e que o público também possa se identificar com a história de amizade entre um homem e um animal contada na trama.

A sinopse oficial do filme diz “Animação sobre a amizade entre um menino indígena e um cavalo indomável apaixonado por uma égua. Ambientada no Velho Oeste americano, mostra o impacto do processo civilizatório na vida dos três e também na amizade que construíram”.


3. A Viagem de Chihiro (2001) — Studio Ghibli

Essa animação japonesa une os gêneros aventura e fantasia, e também foi um sucesso nas críticas desde o seu lançamento. Inclusive, profissionais do cinema frequentemente se referem a esse filme como um dos melhores lançados durante a década de 2000.

Confira a sinopse do longa: “Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los”.


4. O Caminho para El Dorado (2000) — DreamWorks Animation

O terceiro filme de animação da DreamWorks foi baseado em uma lenda que existe na vida real, e fala sobre a mística cidade de ouro El Dorado, localizada no Novo Mundo e que sua civilização une características dos maias, astecas, incas e do povo da Atlântida.

Na animação, Tulio e Miguel, dois vigaristas de 1519, ganham um suposto mapa para a cidade do ouro e decidem enfrentar tudo o que aparecer em sua frente para que consigam chegar ao tão sonhado local.


5. A Menina e o Porquinho (1973) — Paramount Pictures

A clássica história do livro lançado por E. B. White em 1952 ganhou diversas adaptações ao passar dos anos, mas a lançada pela Paramount Pictures em 1973 foi uma das pioneiras nesse quesito. A sinopse diz “A pequena aranha Charlotte tenta salvar a vida do porquinho Wilbur, tecendo cinco palavras milagrosas em sua teia. Ela ensina lições sobre amizade, confiança e amor”.