Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Personagens

4 curiosidades que talvez você não sabia sobre o Snoopy e a Turma Peanuts

Viaje com essa clássica turma e conheça alguns fatos curiosos sobre o beagle mais famoso do mundo e seus amigos

Redação Publicado em 13/05/2021, às 18h53 - Atualizado às 18h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme (2015) - Divulgação/Fox Film
Cena de Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme (2015) - Divulgação/Fox Film

Lançadas na década de 50 as tirinhas dos Peanuts, também conhecidas no Brasil como Minduim, conseguiram ultrapassar gerações e arrastar uma legião de fãs das mais diferentes idades que, até hoje, acompanham todas as histórias de Snoopy e Charlie Brown criadas pelo cartunista Charles M. Schulz.

Para comemorar os 70 anos do beagle mais famoso do mundo, a Editora Planeta DeAgostini lançou o Snoopy, Charlie Brown & Friends, A Peanuts Collection, que conta com textos exclusivos e prólogos escritos pelos especialistas em Schulz, Alexandre Boide e Érico Assis. Ainda, a primeira edição acompanha um fascículo especial de apresentação da coleção, que traz curiosidades sobre o universo dos clássicos quadrinhos de Snoopy.

As edições de colecionador da Planeta DeAgostini estão disponíveis em bancas da grande São Paulo e incluem volumes temáticos dedicados exclusivamente aos grandes alter egos de Snoopy. O primeiro volume apresenta as histórias em quadrinhos de 1967. “Snoopy, Charlie Brown & Friends, A Peanuts Collection” também está disponível para assinaturas mensais pelo site da editora.

Se você também é fã do Snoopy e a Turma Peanuts, confira quatro curiosidades que talvez você não sabia sobre os clássicos personagens.

1. Snoopy foi uma das primeiras tirinhas a ter um personagem negro

Após a morte de Martin Luther King, em 1968, uma professora escreveu para Schulz falando sobre a importância de introduzir uma criança negra no grupo de Charlie Brown, para ajudar de alguma forma a diminuir o racismo na sociedade. Então, dia 1 de agosto de 1968, ele criou o personagem Franklin, que passa a integrar o grupo e trazer reflexões aos leitores.

franklin
Franklin ao lado de Charlie Brown / Crédito: Divulgação/Twitter/Snoopy

2. A comunicação de Snoopy

O famoso personagem apareceu pela primeira vez em 1950 e, na época, era similar a um cão real, andava em quatro patas e não se comunicava. No entanto, o personagem comunicou-se pela primeira vez, através de balões de pensamentos, dois anos após sua criação. Além disso, compreendia tudo o que os outros personagens da história diziam.

3. Charlie Brown e seus amigos ao redor do mundo

Em 1967, os quadrinhos de Schulz já eram publicados em 745 diários e 396 dominicais na América do Norte nos Estados Unidos e boa parte do Canadá. Tempos depois, As tirinhas já foram publicadas em aproximadamente 2 mil jornais e em mais 60 países, sendo traduzido para 40 línguas.

4. As tirinhas foram publicadas todos os dias durante 50 anos

Charles Schulz publicou uma tirinha por dia entre os anos de 1950 e 2000, ao todo foram aproximadamente 18 mil tiras publicadas. A última foi lançada dia 13 de fevereiro de 2000, no qual Charles se despede dos seus leitores e anuncia sua aposentadoria.