Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Viagem de Chihiro

22 anos de 'A Viagem de Chihiro': confira 5 curiosidades sobre o filme

No Japão, 'A Viagem de Chihiro' foi recorde de bilheteria — e ultrapassou até Titanic. Confira algumas curiosidades!

Redação Publicado em 20/09/2021, às 17h18 - Atualizado às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'A Viagem de Chihiro' (2001) - Divulgação/Studio Ghibli
Cena do filme 'A Viagem de Chihiro' (2001) - Divulgação/Studio Ghibli

Em 2023, "A Viagem de Chihiro" completa 22 anos de lançamento. O filme de Hayao Miyazaki, do Studio Ghibli, foi selecionado como o segundo melhor filme do Século 21 pelo The New York Times e foi a única animação em língua não-inglesa a vencer o Oscar de Melhor Animação.

Para comemorar tantas conquistas e o aniversário de lançamento da produção, a RECREIO reuniu 5 curiosidades sobre ela. Confira:

1. Recorde de bilheteria

Não é surpresa para ninguém que "A Viagem de Chihiro" é uma das animações mais populares do mundo. No Japão, filme chegou a fazer tanto sucesso que conseguiu ultrapassar até mesmo o clássico "Titanic", de 1997, arrecadando cerca de US$ 230 bilhões. 

2. É possível conhecer os locais do filme

Apesar de ser uma animação, várias paisagens do filme foram inspiradas em locais da vida real, indo desde a casa de banho até a casa de chá, por exemplo, que podem ser visitados em Jioufen, uma zona montanhosa de Taiwan.

3. Inspiração na vida real

De acordo com Miyazaki, a história de Chihiro possui algumas ligações com a sua vida pessoal. O diretor conta que, assim como a personagem principal, ele também ajudou a limpar um rio de sua cidade. Além disso, a cena também se torna importante por ser uma crítica à poluição ambiental.

4. Roteiro inacabado

Pode parecer impossível, mas é verdade. Por incrível que pareça, Miyazaki já revelou que a produção do filme começou quando ele ainda não tinha o roteiro finalizado! O cineasta afirmou que decidiu apenas confiar em sua intuição e seguiu o fluxo de ideias. No final, tudo deu certo. Ainda bem, né?

5. Relação com o Japão

Além da trama de "A Viagem de Chihiro" ser inteiramente ambientada no Japão, a produção também realiza uma crítica ao país pela quebra de tradições da cultura tradicional.