Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

15 anos de Carros: 5 curiosidades sobre a animação da Pixar

Saiba mais sobre o clássico filme animado que conta a história de Relâmpago McQueen, Mate, Sally e seus amigos de Radiator Springs

Daniela Bazi Publicado em 09/06/2021, às 18h44 - Atualizado às 18h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da animação Carros (2006) - Divulgação/Pixar
Imagem promocional da animação Carros (2006) - Divulgação/Pixar

Neste exato dia, há 15 anos, estreava nos cinemas a última animação da Pixar antes de ser comprada pela Disney: Carros. A animação se passa em um mundo onde humanos não existem, e conta a história de Relâmpago McQueen, um carro de corrida novato que, durante sua viagem para uma importante disputa, acaba sendo deixado para trás e vai parar em uma pequena cidade chamada Radiator Springs, onde irá aprender o verdadeiro significado de amizade e humildade.

A incrível história de McQueen, Mate, Sally e seus amigos da Rota 66 gerou ao filme duas indicações ao Oscar, a premiação mais importante do cinema. Para celebrar o aniversário deste clássico da Pixar, coloque o seu capacete e confira 5 curiosidades sobre a franquia de Carros!

1. Apenas Relâmpago McQueen, Mate e Chick Hicks não são inspirados em carros reais

Além destes três personagens, todos os outros carros da animação são baseados em modelos de veículos que existem na vida real. Doc Hudson, por exemplo, é um Hudson Hornet 1951, Sally é um Porsche 911 Carrera de 2002, e Luigi é um Fiat 500 de 1959. Sally, inclusive, também é a única entre todos a ser inspirada em um carro moderno.

2. A Pixar chamou pilotos de verdade para fazer a dublagem original

Strip Weathers, mais conhecido como O Rei, é o grande campeão de corridas de Carros, e foi dublado por um outro campeão das pistas na vida real: Richard Petty. Além dele, a produção também conta com a participação de Michael Schumacher, Mario Andretti e Dale Earnhardt Jr., que dublaram personagens inspirados em ninguém menos que eles mesmos.

3. Mate é inspirado em um fã verdadeiro da Nascar

De acordo com o site MentalFloss, durante uma viagem de pesquisa em 2001 para o kartódromo Charlotte Motor Speedway, localizado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, os cineastas da produção conheceram um homem chamado Douglas “Mater” Keever, um grande fã de corridas onde, ao se apresentar, ele teria dito a clássica frase "Sim, como tuh-mater, mas sem o tuh.". O encontro teria ficado na cabeça do diretor John Lasseter, que decidiu utilizar o apelido e a frase no cômico personagem de sua nova animação.

carros
Mate, o melhor amigo de Relâmpago McQueen / Crédito: Divulgação/Pixar

4. Homenagem a Toy Story

Nem sempre o número de Relâmpago McQueen foi o 95. Inicialmente, sua numeração seria 57, se referindo ao ano de nascimento do diretor John Lasseter. No entanto, ele foi alterado para 95 posteriormente como uma forma de easter egg e homenagem ao primeiro filme lançado pela Pixar Animations, Toy Story, que teve sua estreia no ano de 1995.

5. Vida de Inseto em Carros?

Como de costume, a Pixar mantém inúmeros easter eggs em suas produções que, nem sempre, todo mundo consegue pegar. Em Carros, um deles está presente no teaser do filme onde, durante a abertura, podemos escutar a música de Vida de Inseto tocando ao fundo.