Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Personagens

Do escudo do Capitão América ao tridente do Aquaman: 10 armas dos super-heróis que todo queria ter

Conheça alguns fatos que talvez você não sabia sobre os tão almejados objetos dos seus super-heróis favoritos

Bruna Cardoso Publicado em 27/11/2020, às 11h00 - Atualizado às 17h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Thor com seu martelo em Thor: O Mundo Sombrio (2013) - Divulgação/Marvel Studios
Cena de Thor com seu martelo em Thor: O Mundo Sombrio (2013) - Divulgação/Marvel Studios

1. Mjolnir - Thor

O martelo foi criado por Odin, o pai dos deuses nórdicos, como um presente para o filho Thor. Ele é feito de Uru (metal Asgardiano que absorve magia – também presente no escudo do Capitão América) e modelado a partir do coração de uma estrela que estava prestes a morrer.

Fiel ao dono, o martelo retorna aos cuidados de quem o detém depois de ser arremessado. Também é capaz de criar portais entre dimensões e absorver qualquer tipo de energia – além de lançá-la de volta (e de forma ampliada). E não para por aí: o Mjolnir é cercado por encantamentos poderosos, como o Encantamento do Digno: somente quem é digno pode erguê-lo, o que elimina as chances de um inimigo roubar o martelo.

2. Escudo - Capitão América

O escudo do Capitão América, feito de vibranium, adamantium e uru, foi criado pelo doutor Myron McLain. O vibranium, metal de origem extraterrestre encontrado em Wakandra (terra do Pantera Negra), fica no centro do escudo e absorve quase qualquer impacto ou forma de energia. O adamantium, considerado indestrutível (e presente também no esqueleto do X-Men Wolverine), fica nas bordas do escudo. E o Uru, metal Asgardiano, absorve magia.

3. Cinto de utilidades – Batman

Ele apareceu pela primeira vez em 1939, junto com o herói, nos quadrinhos. O conteúdo do cinto muda sempre, pois o Batman tira e coloca objetos conforme o caso em que está trabalhando. Além disso, está protegido por cápsulas bloqueadas — só o Batman sabe como destravá-las.

Os poderes do cinto variam conforme o conteúdo. Mas, normalmente, levabatrangues (lâminas de arremesso no formato de morcego), bat-garra (usada para atirar e puxar criminosos), máscara de gás e respirador (serve de proteção contra fumaça e produtos tóxicos), rastreadores no formato de morcego, granadas de fumaça e bat-minas (explosivos).

4. Laço e braceletes – Mulher-Maravilha

Os braceletes foram criados a partir dos restos do escudo de Zeus, o deus dos céus. O laço foi um presente feito por Hefesto, deus grego do trabalho, a partir do cinturão da deusa Afrodite. Os dois são feitos de material indestrutível. O laço é inquebrável e pode ser esticado infinitamente. Se algum vilão conseguir roubar os braceletes, ficará enfraquecido ao usá-los.

O laço possui elasticidade infinita, é muito forte e serve para controlar as pessoas, obtendo confissões que elas jamais dariam naturalmente (nos quadrinhos, é o símbolo da verdade). Os braceletes defendem de ataques e ainda desviam projéteis e explosões de energia.

5. Anel – Lanterna Verde

Os diversos anéis (existem vários heróis que se tornaram Lanterna Verde e cada um possui um anel) foram confeccionados pelos Guardiões do Universo, seres antigos e poderosos que cuidam da manutenção da paz intergaláctica.

Todo o poder do acessório vem da matéria energética do planeta OA, que fica no centro do Universo e é a moradia dos guardiões. O anel deve ser recarregado de acordo com o período de rotação do planeta de origem do Lanterna Verde (se for a Terra, a cada 24 horas). Ao usar o anel, o Lanterna Verde passa a ter controle sobre o mundo físico. Mas existem condições para isso: é preciso ter força de vontade e coragem para materializar o que deseja.

6. Tridente – Aquaman

O tridente usado pelo Aquaman pertencia a Netuno (Poseidon, na mitologia grega). Esse artefato de três pontas foi modelado por ciclopes, usando a essência do deus romano Netuno. Quem se torna dono desse objeto mágico recebe o direito divino de governar o mar. Com o tridente, é possível manipular e evocar água, assim como a energia dispersa sob a forma de campos de força. Mas ele só pode ser usado por campeões escolhidos, como o Aquaman.

7. Lançadores de teias – Homem-Aranha

Foram criados pelo próprio Peter Parker. Após ser picado por uma aranha, o garoto percebeu que poderia lutar contra o crime, mas não tinha o essencial: a capacidade de tecer teias. Daí surgiu a inspiração para inventar os lançadores. Eles são formados pequenos cartuchos, que ficam em braceletes por baixo do uniforme do Aranha.

Possuem controladores, disparadores, bateria e um fluido muito parecido com uma teia de aranha. Funciona assim: após a produção do fluido (teia), o Aranha guardar o material nos cartuchos, que estão ligados aos disparadores. Então, basta pressionar um botão na palma da mão para ativar os lançadores — que ainda têm um chip-controlador para que o Homem-Aranha defina o formato da teia.

8. Arco e Flecha – Arqueiro Verde (DC) e Gavião Arqueiro (Marvel)

O arco e flecha do Arqueiro Verde apareceram junto com ele, na edição 73 da More Fun Comics, em 1941. O mesmo aconteceu com o Gavião Arqueiro: os acessórios já estavam com ele na primeira aparição - edição 57 da Tales of Suspense, em 1964.

As flechas do Arqueiro Verde podem ser normais, explosivas, elétricas e de gás. O arco dos dois personagens é composto: tem alavancas e cabos que facilitam o trabalho de lançar as flechas. O arsenal do Gavião possui flechas elétrica, sônica, ácida, de fumaça e muitas outras!

O Arqueiro Verde consegue atirar 29 flechas por minuto — prefere apenas ferir o inimigo. Já o Gavião Arqueiro tem incrível habilidade com o arco, podendo acertar qualquer alvo à distância. Ele também transforma qualquer objeto em arma: pratos, garfos e até livros.

9. Armadura – Homem de Ferro

A armadura foi construída pelo próprio Tony Stark para que ele se tornasse o Homem de Ferro. Ela é toda motorizada e tem diversos recursos, que mudam conforme o avanço da tecnologia.

A armadura faz com que o mortal Tony Stark se torne um verdadeiro herói! Dá a ele: força sobre-humana, armas variadas e até a capacidade de voar. Ainda possui raios repulsores (disparados a partir das luvas), escudo de energia defensiva e o Reator Arc (instalado no peito do herói, gera a energia que alimenta as partes principais da armadura).

10. Adagas – Elektra

Elas apareceram junto com a Elektra, em 1881, na edição 168 do herói Demolidor. A personagem sempre é vista com um par de adagas — são feitas de um aço muito pesado, que consegue atravessar até uma armadura.

As adagas usadas por Elektra não são muito diferentes das reais - o arremesso atinge cerca de 20 metros de distância. Mas o que torna o equipamento ainda mais incrível nas histórias é a habilidade da personagem na hora de usá-lo.


+Saiba mais sobre a Marvel por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Box Marvel Guerra Civil: Guerras secretas, de Alex Irvine e Stuart Moore (2016) - https://amzn.to/2xDgOYq

Homem-aranha: História De Vida: Capa Dura, de Chip Zdarsky (2020) - https://amzn.to/2L65PKr

Homem de Ferro, de Matt Fraction (2019) - https://amzn.to/2YCRMUx

Hulk, de Jeph Loeb e Tim Sale (2019) - https://amzn.to/2YN3nQK

Coleção Histórica Marvel: Mestre Kung Fu, de Doug Moench e Gillis Peter B. (2020) - https://amzn.to/2Wx1ZPz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM