Recreio
Corpo Humano / Alimentação

Você sabe o que é o veganismo?

Entenda mais sobre o estio de vida que tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo

Thaís Mariano Publicado em 04/03/2020, às 14h03 - Atualizado às 14h04

Veganismo - Reprodução/Amazon
Veganismo - Reprodução/Amazon

A importância de preservarmos e cuidarmos do meio ambiente e dos animais é um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço em qualquer roda de conversa. Para isso, muitas pessoas têm adotado estilos de vida diferentes do que estão acostumadas - como é o caso dos vegetarianos, que optam por tirar todos os tipos de carnes do seu cardápio, e dos veganos.

Criado em 1944 pelo britânico Donald Watson, o termo “vegano”, traduzido do inglês “vegan”, é utilizado para definir o movimento que se tornou muuito maior do que apenas uma mudança na alimentação, mas sim uma filosofia de vida. Basicamente, o veganismo tem como objetivo excluir qualquer produto de origem animal - desde refeições até vestimentas, cosméticos e qualquer outro item que tenha animais em sua matéria-prima. 

Cada vez mais popular, esse estilo de vida têm atraído bastante adeptos ao redor do mundo. E não é pra menos, já que, além de ajudar a reduzir os impactos ambientais, o veganismo também auxilia as pessoas a levarem uma vida mais saudável e a prevenir diversas doenças, como: diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares e renais, câncer e doenças crônico-degenerativas. 

Os benefícios são muitos, mas é claro que se tornar vegano não é tããão simples assim. Afinal, inclui muitas mudanças em praticamente todas as áreas da nossa vida - e é super importante que qualquer mudança na alimentação seja feita com o acompanhamento de um nutricionista, hein? No entanto, se você está pensando em se tornar vegano mas não sabe por onde começar, podemos te dar uma ajudinha! Separamos uma lista de livros de receitas veganas que vão deixar qualquer um suuuper feliz. Dá uma olhada:

1. Alimentação Vegana: um guia prático para montar a sua dieta vegana com saúde: Quais são os cuidados mais importantes na hora de tirar a carne do cardápio? Nesse livro, o médico Eric Slywitch dá dicas super importantes de nutrientes que não podem faltar nas nossas refeições e orienta sobre uma dieta vegana prática e segura. 

veganismo

2. Culinária vegana para atletas: receitas fáceis e práticas para aumentar sua vitalidade, energia e ter boa saúde: Cada vez mais, o movimento NMA (Atleta que Não Come Carne) têm crescido ao redor do mundo, provando que qualquer pessoa pode se tornar vegana. Nesse livro, você confere dicas práticas que vão te dar ainda mais energia na hora dos exercícios. 

veganismo

3. Cozinha vegana para o dia a dia: Quer deixar sua rotina muito mais simples? Nesse livro, você encontra mais de 100 receitas práticas, aprende a fazer alimentos como queijos vegetais e leite e ainda descobre o valor nutricional de cada prato. 

veganismo

4. 50 petiscos veganos: delícias de boteco para saborear em casa: Vai receber a galera em casa e não sabe o que preparar? Nesse livro você encontra 50 receitas de caldinhos, bolinhos, salgados, antepastos e vários outros lanches para uma comida de boteco incrível. Impossível não amar! 

veganismo

5. Marmita vegana: Se você também tem a rotina super corrida e pouquíssimo tempo para preparar suas comidas, não pode perder esse livro! Nele, você encontra mais de 100 receitas super criativas, saudáveis e práticas de serem preparadas como marmita. 

veganismo

6. Ingredientes caseiros veganos: Se você deseja evitar produtos industrializados, que tal preparar os próprios alimentos de maneira super saudável e gostosa? Nesse livro, você vai aprender receitas que substituem a carne, além de misturas e outras comidas que facilitam o dia a dia, como condimentos, biscoitos e massas. 

veganismo

7. Vegano? Por que não? 125 receitas criativas para arrebatar até o carnívoro mais convicto:Se você já pensou em se tornar vegano mas é apaixonado por queijos e carnes, encontrou o livro certo! Com ele, você vai descobrir receitas muuuito gostosas e que prometem agradar o paladar de qualquer pessoa! 

veganismo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.