Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Corpo

Quantas células formam o corpo humano?

Células são a menor parte dos seres vivos que têm forma e função definidas, e estão por todos os cantos do nosso organismo

Letícia Yazbek Publicado em 09/06/2020, às 11h30 - Atualizado em 08/05/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de células do corpo humano - Pixabay
Imagem ilustrativa de células do corpo humano - Pixabay

O corpo humano é formado por cerca de 10 trilhões de células, que trabalham de forma integrada e têm diferentes formatos e funções. Conheça os principais tipos de células que compõem nosso organismo:

Sangue

Nosso sangue é formado pelo plasma (líquido com água, proteínas, vitaminas e minerais) e por tipos diferentes de células: as hemácias (ou glóbulos vermelhos), os leucócitos (ou glóbulos brancos) e fragmentos de células chamados de plaquetas.

As hemácias carregam uma substância vermelha, chamada hemoglobina, que leva o oxigênio absorvido nos pulmões para as outras células do corpo. Ela também é responsável pelo transporte de parte do dióxido de carbono, que é eliminado pelos pulmões. Sabia que, quando viajamos para lugares com altitude elevava, onde há menos oxigênio, o corpo produz mais hemácias para distribuir melhor o gás pelo corpo?

As células responsáveis por defender o organismo (de alergias a infecções) são os leucócitos. Por não terem pigmentação são chamados de glóbulos brancos. Quando agentes estranhos invadem o corpo, os leucócitos entram em ação, envolvem os inimigos e os destroem, impedindo que provoquem problemas de saúde.

Também chamadas de trombócitos, as plaquetas são fragmentos de células sanguíneas. Elas atuam na formação de coágulos de sangue, impedindo uma hemorragia sempre que houver necessidade. Além disso, quando nos ferimos, as plaquetas se fixam nas áreas onde os vasos sanguíneos foram cortados e liberam a serotonina, substância que contrai os vasos e diminui a perda de sangue.

Pele

As células da epiderme (camada mais externa da pele) são as epiteliais. Elas formam uma barreira contra invasores e vivem por pouco tempo (de duas a quatro semanas). Quando descamam, dão origem a células novas, que se reproduzem em camadas inferiores e se deslocam para a superfície.

Músculos

Os músculos são formados por células alongadas, com grandes quantidades de filamentos de proteínas, especialistas em realizar contrações musculares. Esses filamentos consomem energia e produzem calor, que ajuda a manter a temperatura do corpo. Eles estão relacionados com a nossa movimentação e até com os batimentos do nosso coração.

Ossos

Os ossos são formados por diferentes tipos de células vivas. Os osteócitos secretam substâncias que ajudam a formar o osso e os osteoclastos são as células responsáveis pela reabsorção e remodelação do tecido ósseo. Por isso, se a gente quebra um osso, ele se refaz. Entre as células, são depositados minérios como o cálcio, que tornam os ossos resistentes, duros e brancos.

Cérebro

Nosso cérebro é composto por bilhões de células de diferentes tipos. As mais conhecidas são os neurônios, responsáveis pela transmissão de mensagens: eles se comunicam uns com os outros por impulsos elétricos e reações químicas. Assim, as informações são levadas para o cérebro e distribuídas para os outros órgãos. Outro tipo de célula presente no cérebro é a micróglia (responsável pela defesa do sistema nervoso).

Visão

Os bastonetes são células que ficam nos olhos e têm formato de espaguete. Eles trabalham mais quando estamos em lugares com pouca luz, ajudando a enxergar contornos e volumes das imagens. Os bastonetes atuam em parceria com outras células, chamadas cones, que captam as cores.

Consultoria: Carlos Navas (professor do Departamento de Fisiologia Geral da USP) e Isabel C. da Costa Rossi (professora da Faculdade de Biociências da PUC-RS).