Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Esportes

Qual é a importância dos treinos para os atletas?

Graças ao treinamento e a preparação que recebem, esportistas de diversas modalidades são capazes de usar o corpo de um jeito tão incrível que até parecem super-heróis!

Lucas Vasconcellos Publicado em 27/12/2021, às 15h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de atletas de vôlei - Pixabay
Imagem ilustrativa de atletas de vôlei - Pixabay

Cai e não machuca!

Durante uma partida de futebol, é comum os jogadores levarem tombos. Mas eles não se machucam tanto quanto as outras pessoas. Para isso, usam diversas técnicas: rolam ao cair para evitar o choque direto com o chão e usam o apoio das mãos para diminuir o peso da queda. Outra modalidade que precisa de truques para evitar lesões nas diversas quedas é o judô — os atletas aprendem a evitar a contração da musculatura.

Quase peixes

Ficar sem respirar embaixo d’água requer muito treino — e os nadadores estão preparados para isso! Eles possuem técnicas para aumentar a capacidade da caixa torácica e dos pulmões, recebendo, assim, mais oxigênio. Por isso, o nadador consegue, ao mesmo tempo, inspirar uma quantidade maior de ar e extrair mais oxigênio dessa inspiração. Além disso, como os músculos deles já estão habituados ao exercício, liberam apenas a energia que é necessária para o momento.

O salto perfeito

Atletas do salto com vara alcançam alturas incríveis e ainda curvam as costas durante o movimento. Para fazer tudo isso sem se machucar, eles alongam bastante os músculos que ficam ao lado das vértebras da coluna. E ainda existe uma técnica para cada momento: corrida, salto, projeção do corpo, movimento da vara e finalização do exercício. É importante ter muita força nos braços e tronco, além de correr bem rápido com o corpo na horizontal.

De um lado para o outro

Quem atua na modalidade do remo precisa de treinamento intenso de força muscular para a região dos ombros, cotovelos, punhos, costas e braços. A força e a amplitude de cada remada também dependem do alongamento da fibra muscular, que evita torções. Isso tudo sem falar do fôlego necessário para remar bem rápido — obtido com treinos de resistência, que dão aquele pique!

No alto

Jogadores de vôlei e basquete costumam saltar alturas que nenhum de nós alcança. A genética deles ajuda, pois são altos, têm músculos fortes e mais alongados, com articulações firmes e flexíveis. Mas é necessário treino constante para dar força às pernas, coxas e quadris. Só assim eles terão mais impulso e vão atingir maior distância.

Roda, roda, roda...

No salto ornamental, os atletas rodopiam no ar, caem na água e não ficam tontos! Esse tipo de esporte gera a ativação de uma estrutura dentro da cabeça, na região dos ouvidos, chamada de labirinto (que indica quando o corpo está rodando ou acelerando). Movimentos de aceleração, quando são gradativos e repetitivos, fazem com que o labirinto indique o posicionamento do corpo com mais precisão e faça os ajustes necessários para que o atleta não fique tonto ou com enjoo.

Fortes e flexíveis

Esticar muito os braços e as pernas, sem que haja o deslocamento desses membros, é um dos poderes dos ginastas. Os movimentos acrobáticos (cambalhotas, rodopios, impulsão e retorno ao solo com precisão) exigem muito treinamento, repetição e fortalecimento dos músculos – sem deixar de lado o alongamento para os músculos da região da coluna.