Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Saúde

Por que sentimos dor de cabeça?

Diversos fatores podem causar esse incômodo tão chato que todo mundo tem. Descubra!

Lucas Vasconcellos Publicado em 28/08/2020, às 13h00 - Atualizado às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma mulher com dor de cabeça - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma mulher com dor de cabeça - Pixabay

Apesar de esse incômodo (bem chato) ser chamado de dor de cabeça, ele não acontece no cérebro. Isso porque o órgão não tem terminações nervosas – e, por isso, não dói! A dor pode ocorrer a partir do osso que protege o cérebro para fora, incluindo couro cabeludo, musculatura, tecido subcutâneo da região ou por causa de um estímulo nos vasos sanguíneos.

Motivos comuns

Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça. Alguns são bem normais: você bateu a cabeça, a região fica inchada e os vasos sanguíneos dilatam. Ou você prendeu cabelo de um jeito muito apertado, machucando o couro cabeludo e fazendo os vasos sanguíneos se dilatarem. A dor também aparece em casos de estresse, como em uma prova que está muito difícil.

Um pouco mais complicado

Outras razões para o surgimento da dor de cabeça são problemas de saúde. Por exemplo: sinusite (infecção na região da face, que causa dor na parte da frente da cabeça e a deixa pesada); casos crônicos (que acontecem repetidas vezes), como a enxaqueca, que ainda pode causar enjoo e ânsia de vômito; e até a má postura, que gera dor na nuca.

É muita luz!

Você é do tipo que gosta de brincar ao ar livre e fica muito tempo exposto ao sol, sem a proteção de um chapéu? Isso também causa dor cabeça – assim como ficar em um ambiente fechado com luz forte e que esquenta muito, como as de estúdios fotográficos. O calor facilita a desidratação e desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio no seu organismo.

Que cheiro é este?

Não se sabe ao certo o motivo de alguns cheiros causarem dor de cabeça. Mas, quando ficamos expostos a odores fortes por muito tempo, como o de perfumes e gasolina, ela também pode aparecer!

S.O.S

As dores de cabeça simples duram, em média, entre 30 minutos e 1 hora. Elas são consideradas fracas e permitem que você faça suas atividades, como na escola. Já as mais intensas, como a enxaqueca, exigem cuidados, como ficar em locais escuros e silenciosos até que ela vá embora.

Evite!
Alguns hábitos ajudam a manter a dor de cabeça longe de você: Não permaneça sob luz forte por muito tempo e sem proteção (use boné ao ar livre). Não fique sem comer por mais de 4 horas, procure fugir de alimentos com muitos conservantes, como salgadinhos e biscoitos recheados, e beba muita água! Ter boas noites de sono também ajuda a evitar a dor de cabeça.

Consultoria: Rosana Cardoso Alves (neurologista do Fleury Medicina e Saúde)