Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Reações

Por que rimos quando sentimos cócegas?

Entenda por que temos essa reação, mesmo sem gostar de receber cócegas

Letícia Yazbek Publicado em 08/03/2020, às 13h00 - Atualizado em 10/03/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma menina sentindo cócegas - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma menina sentindo cócegas - Pixabay

A pele inteira possui terminações nervosas, mas algumas regiões possuem mais delas: é o caso das plantas dos pés e das axilas. Por isso, ao serem estimuladas, essas áreas causam muitas cócegas!

Quando recebemos cócegas, sensores do nosso corpo enviam aos neurônios a mensagem de que há um perigo - afinal, a ação é inesperada. Então, os neurônios responsávis pela sensação de cócegas formam uma conexão com os neurônios que levam ao riso. Aí, tudo se transforma em uma mistura de coceira e gargalhada!

Diante dessa situação encarada como perigosa, nosso corpo fica tenso e alerta, e a risada também é uma forma de relaxar e descarregar essa tensão. Essa reação é involuntária, por isso, mesmo que você não goste de receber cócegas e tente se desvencilhar delas, acaba dando risada.

Você já deve ter percebido que, se tentarmos fazer cócegas em nós mesmos, não damos risada? Os cientistas acreditam que isso acontece porque, para fazer isso, precisamos mexes os braços, por exemplo. Esse tipo de movimento, ligado a outros circuitos nervosos, desliga a área responsável pelas cócegas.