Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Saúde

Por que o clima seco não faz bem à saúde?

Entenda quais problemas podem surgir e saiba como prevení-los

Letícia Yazbek Publicado em 31/07/2020, às 14h00 - Atualizado às 16h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma região com tempo seco - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma região com tempo seco - Pixabay

É comum ouvirmos que o tempo seco faz mal à saúde. Mas você sabe por que isso acontece?

Em períodos sem chuva, especialmente nas grandes cidades, a poluição se soma à falta de umidade do ar e causa a desidratação das células, principalmente da pele e das mucosas.

Com a falta de água e sais minerais no organismo, é comum sintomas como olhos ressecados, cansaço e dor de cabeça. Desconforto na garganta e nariz entupido, irritado e até com sangramento também são comuns. Os problemas respiratórios também aparecem com mais frequência, acompanhados de tosse e falta de ar.

O tempo seco também pode desencadear crises alérgicas de rinite e conjuntivite. Isso porque os agentes causadores das alergias, como poeira e pelos de animais, ficam mais tempo suspensos no ar. Pessoas que já sofrem com esses problemas tendem a ter crises mais graves ou mais frequentes durante esse periodo.

Além disso, pessoas que não se hidratam de forma adequada correm maior risco de contrair vírus e bactérias, pois eles se aderem mais facilmente a uma célula ressecada.

Para evitar os efeitos do tempo seco, recomenda-se beber muita água, o uso de umidificadores de ambiente e soro fisiológico nos olhos e no nariz – sempre respeitando as indicações de um médico.