Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Corpo

Por que nós temos pelos no corpo?

Pernas, braços, barriga, nariz... nosso corpo é cheio de pelos! Entenda a função deles

Stephanie Celentano Publicado em 23/06/2020, às 14h00 - Atualizado às 18h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

O corpo humano tem muitos, muitos pelos! Um adulto chega a ter cerca de 4 mil deles. Alguns crescem sem parar, como os cabelos (sim, eles são pelos!), e outros caem e renascem de tempos em tempos. E muitos têm funções, como proteger áreas do corpo e ajudar a nos aquecer.

Os pelos começam a se formar quando ainda estamos na barriga da nossa mãe. É nessa época que nascem os nossos cabelos, os pelos do nariz, dos braços, das pernas, os cílios e as sobrancelhas.

Cada vez mais!

É no período de transição entre infância e a adolescência que o corpo ganha ainda mais pelos. A partir dos 9 anos, em média, os meninos podem começar a ter bigode e barba. E também nas meninas surgem pelos nas axilas e os pelos pubianos (que ficam perto dos órgãos sexuais).

Você já deve ter reparado que alguns meninos têm mais pelos do que outros. Isso acontece a partir da adolescência, por causa da produção de testosterona: quanto maior a quantidade desse hormônio, mais peludo o garoto será. Meninas têm menos testosterona e, por isso, costumam ter menos pelos.

De todo tipo

Alguns pelinhos, como os das orelhas, são bem finos e curtos – diferentes, por exemplos, dos pelos das axilas. A espessura e o tamanho variam de acordo com a necessidade de proteção do local. Na cabeça, por exemplo, há muitos pelos,e eles estão sempre crescendo, pois a região precisa de proteção contra os raios solares.

Quase todo o nosso corpo tem pelos, mesmo que eles sejam muito pequenos. Só algumas áreas não têm nadinha! É o caso dos lábios, das pontas dos dedos, das palmas das mãos e das plantas dos pés. E é bom que seja assim! Imagine se as pontas dos dedos tivessem pelos... Eles poderiam se enroscar em algo, causando acidentes e machucados.

Para que serve cada pelo?

Axilas
Os pelos que ficam debaixo dos braços ajudam a manter a umidade longe da pele, evitando a multiplicação de bactérias. Além disso, reduzem o atrito da parte superior do braço com o tórax.

Ouvido e nariz
Os pelinhos nessas duas regiões funcionam como um filtro, impedindo a entrada de visitas indesejadas, como poeira.

Sobrancelhas
Protegem os olhos, ajudando a impedir que sujeiras, como o suor que escorre da testa, entrem nos olhos.

Cílios
Servem como uma barreira para impedir a entrada de poeiras e de pequenos insetos. E sabia que, em média, nasce um cílio novo por dia?

Consultoria: Adriano Almeida (diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo - SBC).