Recreio
Corpo Humano / Saúde

Por que nós sentimos febre?

Entenda como ela surge e quais são os sintomas mais comuns

Letícia Yazbek Publicado em 31/07/2020, às 10h00 - Atualizado às 16h15

Imagem ilustrativa de uma criança com febre - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma criança com febre - Pixabay

A febre pode aparecer quando o organismo é invadido por microrganismos, como os vírus e bactérias – eles entram pela mucosa que reveste o trato respiratório (nariz, garganta e brônquios) e trato digestivo (boca, estômago e intestino). Então, esses seres ativam algumas células do sangue, chamadas de fagócitos.

Em pouco tempo, os fagócitos liberam as substâncias conhecidas como pirógeno e endógeno, que circulam por meio do sangue e atingem um local chamado de centro termorregulador (fica no hipotálamo, região do cérebro). O centro termorregulador é responsável por manter o corpo na temperatura normal. Mas, sob a ação do pirógeno e do endógeno, ele fica desregulado. Aí, produzimos mais calor e surge a febre.

Esse calor acelera a reação dos glóbulos brancos – células de defesa que funcionam como um exército na luta contra os invasores. Ao mesmo tempo, o coração começa a bater mais rápido e a respiração fica mais acelerada.

Se os invasores permanecem ativos, o corpo vai ficando mais quente. É aí que mora o perigo: o excesso de calor prejudica o funcionamento do organismo.

 As dores e a sensação de mal-estar que acompanham a febre nos obrigam a ficar quietinhos na cama. Assim, o corpo poupa energia para a batalha contra os invasores e você pode melhorar de forma mais rápida!

Sem apetite

É normal não ter fome quando temos febre. O corpo está concentrado no combate aos microrganismos invasores e a digestão fica parada. Mesmo assim, lembre-se de que manter uma alimentação saudável, mesmo nesses momentos, fará você ter mais energia!

Mantenha-se hidratado

Durante a febre, transpiramos muito, pois o corpo libera suor para se refrescar e tentar diminuir a temperatura. Para repor a água perdida, beba bastante líquido: água, água de coco e suco natural de frutas.

Cadê o termômetro?

A temperatura do organismo pode ser medida em algumas regiões, como axilas, boca e ouvidos. O normal é manter uma média de 36,2 graus Celsius. Se estiver maior ou igual a 37,2 graus Celsius, significa que você está com febre.

Que frio!
A vontade de colocar logo um agasalho durante a febre é culpa do descontrole no centro termorregulador do organismo. Por isso, mesmo que o corpo esteja quente, o cérebro entende que ele está frio. Pode ser que você trema um pouco: tremores fazem os músculos produzirem mais calor!


Consultoria: Janete Kamikawa (pediatra do Fleury Medicina e Saúde).