Recreio
Corpo Humano / Saúde

Por que nós temos cãibras?

Comum principalmente nas pernas, esse problema é marcado por contrações involuntárias dos músculos

Letícia Yazbek Publicado em 21/03/2020, às 14h00

Pixabay
Pixabay

Cãibras são contrações involuntárias dos músculos que causam muita dor. Vários motivos podem levar a esse incômodo, que costuma surgir nas panturrilhas, abdômen, coxa, pés, mãos e pescoço.

As cãibras costumam acontecer durante exercícios físicos muito intensos, que sobrecarregam alguns músculos do corpo. O ácido lático, substância que é produzida durante o esforço físico, se acumula no músculo e faz com que ele entre em fadiga, provocando os espasmos.

Quando acontece fora do período de atividade física, as cãibras costumam estar relacionadas à desidratação - a água é importante para a contração e relaxamento das fibras musculares e dos tendões - e à falta de sais minerais, que também ajudam a coordenar os estímulos musculares.

Se minerais como o potássio, que dão importantes para os músculos, não são repostos no organismo, os músculos podem ficar descordenados, contraindo demais sem relaxar. Aí, vem a cãibra.

Baixas temperatuas tamvém fazem com que os músculos do corpo fiquem mais contraídos, o que pode causar cãibras.

Para evitar que esse problema apareça, é importante beber bastante água e se alimentar bem antes de praticar atividades físicas - frutas, verduras e legumes são fontes de vitaminas e minerais. Além disso, é essencial fazer alongamentos antes de depois dos exercícios.