Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Hábitos

Por que há destros e canhotos?

Você sabe por que algumas pessoas escrevem com a mão direita e, outras, com a esquerda? Entenda!

Lucas Vasconcellos Publicado em 17/06/2020, às 11h00 - Atualizado às 18h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma criança escrevendo - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma criança escrevendo - Pixabay

A ciência não tem uma resposta exata para explicar porque algumas pessoas têm mais facilidade para trabalhar com o lado direito do corpo (destros) e outras com o esquerdo (canhotos) – existem também os ambidestros, que são bons com os dois lados. Os pesquisadores trabalham com duas possíveis razões para isso: a genética (ter herdado a habilidade dos ancestrais) ou uma habilidade conquistada nas primeiras fases da vida.

O comandante

A lateralidade, ou domínio de um dos lados, é determinada pelo cérebro – o processo tem início quando estamos no útero da nossa mãe. Ter facilidade com uma mão ou pé é uma característica muito complexa e há centenas de genes envolvidos. Além disso, se você é destro significa que o lado esquerdo do seu cérebro é dominante para a coordenação motora. Se é canhoto, o direito controla seus movimentos. 

O que isso diz sobre nós?

Alguns estudos científicos têm pesquisado se o fato de ser destro ou canhoto revela algo sobre nossa personalidade. Algumas teorias dizem que o cérebro dos canhotos é melhor em processar várias informações ao mesmo tempo - por isso, teriam mais vantagens em esportes e jogos, por exemplo. A explicação estaria no fato de que essas pessoas tiveram que exercitar mais o cérebro. Por exemplo: na hora de aprender a usar uma tesoura ou a escrever da esquerda para a direita (atividades mais fáceis de serem realizadas pelos destros).

Superhabilidade

Algumas pessoas conseguem usar bem tanto o lado direito quanto o esquerdo (para escrever ou chutar uma bola, por exemplo). São os ambidestros. Mas isso é raro e, normalmente, a habilidade é desenvolvida pelos canhotos.

Fique de olho

Quer saber qual é o lado dominante dos seus amigos? Observe algumas situações, como: quando for entregar um brinquedo para ele, veja o comportamento do amigo na hora de pegá-lo - provavelmente, ele receberá com a mão dominante. Outros hábitos revelam mais sobre os destros e canhotos: chutar uma bola, escovar os dentes, beber água, pular corda, tampar ou destampar uma garrafa e até tirar fotos.

Você sabia que nem só as mãos ou os pés são controlados de forma cruzada pelo cérebro? Algumas funções sensoriais, como ver e ouvir, são processadas de forma semelhante: imagens observadas à direita são processadas pelo hemisfério cerebral esquerdo e vice-versa.

Consultoria: Patrícia Salmona (presidente do Departamento de Genética da Sociedade de Pediatria de São Paulo).