Recreio

Por que acordamos com os olhos inchados?

Isso acontece por causa de um líquido chamado de extracelular, presente em todo o nosso corpo

Letícia Yazbek Publicado em 15/02/2020, às 13h00

Pixabay
Pixabay

Ter os olhos inchados ao acordar é algo bem comum. Mas você sabe por que isso acontece? A culpa é do líquido extracelular, uma substância transparente que tem a função de levar nutrientes e oxigênio para todas as células do organismo.

Quando deitamos, esse líquido se espalha pelo corpo, se concentrando principalmente na região da cabeça. O tecido que reveste as pálpebras é muito fino e frouxe, o que facilita o depósito do líquido e causa o inchaço. Como nos movimentamos menos durante o sono, a circulação linfática também diminui, favorecendo o inchaço.

Quando dormimos de lado, o líquido extracelular escorre para a parte do rosto que ficou para baixo, e essa região fica ainda mais inchada. Mas ao longo do dia a força da gravidade faz com que esse líquido desça e seja depositado nas partes inferiores do corpo.

Quem fica muito tempo em pé, por exemplo, costuma ficar com os pés e pernas inchadas no fim do dia. Já em quem passa mais tempo sentado, o líquido extracelular se acumula nas nádegas e coxas. 

O inchaço varia de acordo com cada organismo. Pessoas que têm problemas cardíacos, circulatórios ou renais, que causam dificuldade para eliminar líquidos pela urina, têm tendência a inchaços maiores.