Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Saúde

Obesidade: Causas, riscos e tratamento

Entenda como a comida age no seu organismo e aprenda a se cuidar melhor

Lucas Vasconcellos Publicado em 09/01/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Você se olha no espelho e acha que está mais gordinho do que gostaria? Então, é importante ficar esperto – e nem é por causa da aparência! O excesso de peso pode trazer problemas à saúde, como doenças que afetam o coração e até a formação do esqueleto, podendo chegar à obesidade (distúrbio nutricional que causa aumento exagerado de gordura corporal e precisa de tratamento médico).

Toda vez que a gente ingere um alimento, ele fornece diversas substâncias que formam a matéria prima para construir todas as células do corpo. Depois de produzidas, as células dão força para que você realize atividades do dia a dia, como estudar, caminhar, falar – e ainda ajudam no crescimento. Só que, quando a quantidade de comida é maior do o corpo gasta nessas atividades, o excesso fica acumulado. E lá vêm os quilos extras!

Ao consumir alimentos em excesso, principalmente os que contêm carboidrato (como pães) e gordura (batata-frita, por exemplo), o corpo consome os nutrientes e calorias que precisa e estoca o restante nos tecidos adiposos (compostos por células que acumulam gordura e regulam a temperatura do corpo, nos fazendo ganhar peso).

E as calorias?

Essa é a unidade de energia da comida. O valor calórico serve para indicar quanta energia um alimento nos fornece. Por exemplo: 1 grama de proteína oferece 4 calorias; 1 grama de gordura fornece 9 calorias; e 1 grama de carboidrato nos dá 4 calorias. A quantidade que cada pessoa precisa todos os dias varia conforme a rotina de cada um.

A hora certa

Se você quer levar uma vida mais saudável desde já, é importante evitar alimentos com muita gordura, açúcares e sal (chocolates, sorvete, refrigerantes e sanduíches comprados em lanchonetes, por exemplo). Apesar de serem pobres em nutrientes, eles não estão proibidos. Deixe para consumi-los em momentos especiais, como uma festa de aniversário. E, no dia a dia, prefira frutas, verduras, legumes – além de beber muita água!

Outra mudança importante na rotina para quem quer perder peso é praticar exercícios físicos: esse tipo de atividade queima a gordura acumulada! Então, deixe o tablet e o videogame um pouco de lado e vá jogar bola com seus amigos, andar de patins ou dançar ao som da sua música preferida! Vale até conversar com seus pais para tentar descobrir um esporte que você goste.

Consultoria: Carlos A. Navas (professor do Departamento de Fisiologia da USP) e Désirée Barroca (nutricionista infantil e escolar, proprietária da empresa Eduque & Nutre).