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Corpo Humano / Saúde

O que as vitaminas fornecem ao nosso corpo?

Descubra os benefícios que as vitaminas trazem para cada parte do corpo e em quais alimentos encontrá-las

Letícia Yazbek Publicado em 02/06/2020, às 09h48 - Atualizado às 09h50

Imagem meramente ilustrativa de vitaminas - Divulgação
Imagem meramente ilustrativa de vitaminas - Divulgação

As vitaminas são compostos orgânicos muito importantes para o nosso organismo. Elas não podem ser produzidas pelo corpo e, por isso, devem ser parte da nossa alimentação. Descubra os benefícios que as vitaminas trazem para cada parte do corpo:

Boca

As vitaminas C e B2 ajudam a evitar inflamações e infecções da mucosa da boca. A vitamina B6 ainda previne problemas como a gengivite.

Olhos

Ingerir vitamina A ajuda a manter uma boa visão. A falta dessa vitamina pode causar problemas nos olhos, como secura e inchamento das pálpebras. A vitamina E protege a membrana ocular e ajuda a prevenir a catarata (que causa a opacidade do cristalino e deixa a visão embagada).

Cabelos

As vitaminas A e E ajudam os cabelos a crescerem mais rápido, além de mais fortes e saudáveis. A vitamina D recupera a estrutura do cabelo e pode ser utilizada contra a queda capilar.

Pele

As vitaminas A, E e F protegem a pele e a mantêm saudável. A vitamina C ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.

Ossos

A vitamina A é importante para a formação e o crescimento dos ossos. A vitamina D ajuda na absorção de cálcio e fosfato, mantendo os ossos fortes.

Músculos

A vitamina B1 é ótima para o funcionamento dos músculos. As vitaminas E, B5 e B12 previnem o cansaço e as câimbras.

Cérebro

A vitamina E é ótima para o funcionamento do cérebro, melhorando o raciocínio e a concentração. As vitaminas do complexo B ajudam a manter as células do sistema nervoso saudáveis.

Pulmões

A vitamina C ajuda a combater problemas respiratórios, como aqueles causados pela poluição.

Coração

A vitamina B9 ajuda a evitar palpitações, mantendo o coração saudável. As vitaminas        E e F protegem contra doenças cardíacas.

Estômago

As vitaminas B5 e B6 evitam problemas digestivos, náuseas e mal-estar.

Sangue

As vitaminas B6 e B9 ajudam a evitar a anemia. A vitamina K tem o poder de coagular o sangue. Já a vitamina B12 ajuda a manter as hemácias (células que transportam oxigênio e gás carbônico) saudáveis.

Sistema imunológico

As vitaminas A e C são importantes para a manutenção da função imunológica. Elas ajudam o corpo a ficar sempre saudável e ativo.

Sono

A insônia pode ser prevenida pela ingestão de vitamina B3.

Onde elas estão?

Vitamina A: Alface, espinafre, salsa, couve, cenoura, leite, ovos, queijo, manteiga, tomate e sardinha.

Vitamina B1: Brócolis, ervilha, arroz integral, pão integral, feijão, carne suína, gema e peixe.

Vitamina B2: Cereais, espinafre, repolho, couve-flor, carne bovina, carne suína e ovos.

Vitamina B3: Ervilha, arroz, ovos, leite, feijão, amendoim, peixes, fígado e queijo.

Vitamina B5: Abacate, cogumelos, leite, milho, cereais em grãos, fígado e ovos.

Vitamina B6: Arroz integral, aveia, batata, banana, atum e trigo.

Vitamina B9: Espinafre, fígado, carne bovina, cenoura, gema, banana e melão.

Vitamina B12: Fígado, peixes, leite, ovos, queijo e frutos do mar.

Vitamina C: Limão, laranja, mexerica, abacaxi, morango, kiwi, tomate, cenoura, brócolis, manga, pimentão e rabanete.

Vitamina D: A principal fonte é a luz solar. Também é encontrada em alimentos como leite, ovos e peixes.

Vitamina E: Trigo, soja, leite, carnes, nozes, verduras, frutas e grãos integrais.

Vitamina F: Milho, soja, trigo, peixe, amêndoa e abacate.

Vitamina K: Milho, carne bovina, carne suína, cenoura, queijo, manteiga, batata, pepino, leite, tomate, ovos, repolho e couve-flor.

Consultoria: Fernanda Lancellotti (nutricionista).