Recreio
Corpo Humano / Reações

Linguagem corporal: Descubra o que o corpo pode dizer sobre você

Pernas cruzadas, braços soltos... Estes são alguns dos indícios que seu corpo dá sobre o que você está sentindo

Lucas Vasconcellos Publicado em 14/08/2020, às 12h00 - Atualizado às 15h17

Imagem ilustrativa de uma mulher com braços cruzados - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma mulher com braços cruzados - Pixabay

Ao longo da vida, à medida que crescemos, aprendemos ações e alguns gestos sem perceber que eles estão sendo incorporados ao nosso jeito de ser. Por isso, embora nem todo mundo tenha reações iguais, algumas são comuns em diversas pessoas. Conheça alguns desses sinais!

Olhar revelador

Se você leva um susto, seus olhos ficam arregalados – isso pode mostrar que aquele segredo revelado por um amigo deixou você chocado, por mais que você não queria demonstrar! Outro comportamento que diz muito sobre você é olhar diretamente nos olhos de quem está falando. É sinal de interesse sincero no assunto. Mas, se você desvia o olhar, dá a impressão de esconder algo ou estar desconfortável com a situação.

Repare na testa

Você está preocupado com algo neste instante? Então, é provável que sua testa e sobrancelhas estejam franzidas. Quem está desconfiado, muitas vezes, deixa apenas uma das sobrancelhas arqueada.

Risada

Uma boa gargalhada, daquela que forma pequenas rugas nos olhos e levanta as bochechas, é sinal de alegria. Já um sorriso amarelo, meio de canto e forçado, pode indicar raiva, desprezo ou constrangimento com a situação. E quem fica tímido diante de algo costuma sorrir com a boca fechada.

Postura certa

Ombros retos e coluna no lugar demonstram segurança diante de uma situação. Mas se você estiver envergonhado ou tímido, provavelmente andará com os ombros caídos e inclinados.

Aberto ou fechado?

Numa festa, por exemplo, quando estamos relaxados ou queremos mostrar amizade, os braços ficam soltos e abertos. Já em momentos de tensão, pode ser que eles fiquem juntos e bem próximos ao corpo. E se alguém tenta se aproximar e você não está interessado em fazer novas amizades, é provável que cruze os braços até sem notar.

De olho nelas

Pernas fechadas e próximas uma a outra indicam desconforto diante de algo. Se estão soltas e separadas, demonstram tranquilidade. Fique de olho nisso quando for se aproximar de um novo amigo, por exemplo.