Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Reações

Entenda como o humor influencia seu organismo

Nosso corpo funciona de formas diferentes de acordo com o humor do momento. Saiba mais!

Redação Publicado em 04/05/2020, às 09h54 - Atualizado às 09h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação DivertidaMente - Divulgação
Cena da animação DivertidaMente - Divulgação

Nosso organismo funciona de formas diferentes conforme nosso humor. E não há dúvidas: é melhor ficar alegre!

Bom humor

Quando você está de bom humor, a hipófise (glândula localizada no cérebro) produz uma substância chamada endorfina, que ajuda a relaxar. Assim, você fica tranquilo, com sensação de conforto no corpo e dorme muito melhor, sem acordar várias vezes à noite.

A sensação de bom humor funciona como um ciclo: quando mais de bem com a vida você estiver, mais endorfina será liberada no sangue e a sensação de bem-estar aumentará. Ou seja, você fica cada vez mais bem humorado! Outra vantagem é que dar risada reduz os hormônios do estresse.

Os bem-humorados adoram dar risada! E rir faz a pressão sanguínea baixar, além de aumentar a quantidade de oxigênio no sangue, o que só faz bem ao coração. Como nessa hora de empolgação muito ar é inalado, os pulmões são ventilados e ficam mais limpos.

Dar risada também ajuda a aumentar a quantidade de células protetoras no corpo. Assim, o risco de ficar doente é menor. Além disso, a endorfina produzida quando você está de bom humor faz sentir menos dor.

Uma boa gargalhada movimenta os músculos do abdômen, do rosto, das pernas, das costas... Ou seja, é uma ginástica e tanto! Para completar, os dutos lacrimais, que ficam nos olhos, são ativados e você acaba chorando de tanto rir.

Mau humor

Quando você está mal-humorado, o corpo entende que está ameaçado e produz substâncias relacionadas ao estresse para enfrentar o perigo - mesmo que ele não seja real. Um exemplo é a adrenalina, que aumenta a tensão e a irritabilidade, e piora o sono.

Mau humor gera mau humor. Quando você está assim, acaba tratando mal as outras pessoas. Aí se sente culpado e fica pior ainda. Outra coisa que não dá certo é tentar disfarçar dando uma risadinha falsa. Cientistas já descobriram que esconder a emoção pode deixar você ainda pior!

Para conseguir energia para lidar com o estresse, a adrenalina faz o coração bater mais, aumentando a pressão sanguínea. Isso gera uma sensação bem desagradável. Os músculos também ficam mais contraídos e podem fazer você sentir dor.

Se o bom humor aumenta as defesas do organismo, o mau humor piora tudo! Isso porque o estresse faz o corpo liberar uma substância chamada cortisol que, se produzida muito frequentemente, prejudica os glóbulos brancos do sangue. O resultado é que o risco de ficar gripado, por exemplo, é maior.

O estresse causado pelo mau humor faz alguns vasos sanguíneos se contraírem. Assim, o sangue é dirigido para os órgãos mais importantes. O resultado é que outras partes do corpo, como a pele, as mãos e os pés, têm a circulação de sangue reduzida e ficam supergelados!

E agora?

Para melhorar o humor, durma pelo menos 8 horas por dia para conseguir relaxar e faça refeições saudáveis - elas ajudam a nos manter com energia e, por consequência, com bom humor. A prática de exercícios físicos também estimula a produção das substâncias que nos deixam de bem com a vida.